Neste segundo dia oficial do Encontro de Escritores, Pedro Teixeira Neves apresentou A Night at the Hopper, poemas que evocam o universo do artista Edward Hopper, conhecido pelas suas misteriosas pinturas de representações realistas da solidão na contemporaneidade. Nesta obra, Teixeira Neves deambula por signos e rostos do quotidiano e da cultura em poemas de cariz ontológico que pretendem cumprir a sua missão, perguntar.

Manuel Jorge Marmelo apresentou A Última Curva do Caminho que, mais do que um romance, constitui um ato de resistência e um manifesto em defesa da lentidão, da liberdade individual e do direito à eutanásia. Esta obra tem um enredo marcado pelo processo de envelhecimento, pela doença, pela solidão e pela perplexidade diante da inevitabilidade da morte.

O Crespos, de Adolfo Luxúria Canibal, é uma oportuna reflexão sobre a invisibilidade e a solidão na sociedade contemporânea respondendo, com o desassombro característico do artista a uma questão premente: o que fica de nós, quando já cá não estivermos? O Crespos senta-se há exatamente trinta e quatro anos, seis meses e sete dias, todas as tardes, entre as catorze e as quinze horas, na mesma cadeira, à mesma mesa da velha Brasileira… até que, certo dia, algo muda, e a vida na cidade nunca mais será a mesma.

Em A Batalha do Paraíso Triste, Xosé Ramón Pena aborda o cenário de uma Lisboa pobre e cinzenta sob a ditadura de Salazar durante a II Guerra Mundial. O escritor galego lembra uma Europa sob chamas e em que, entre 1940 e 1941, milhares de refugiados encontraram em Lisboa um refúgio. Fernando Pena Freitas é precisamente um dos refugiados que tenta regressar a Portugal após vários anos de ausência.

Nesta que foi a quinta apresentação de livros do dia, Francisco Duarte Mangas deu a conhecer aos leitores Diário de Link, um romance pensado para homenagear quem sonhou com uma Espanha livre e fraterna, questionando-se sobre a “utopia e pesadelo” que representa a Guerra de Espanha.

Consulte o Programa e acompanhe o 23.º Corrente d´Escritas no portal ou nas redes sociais da Câmara Municipal, onde poderá assistir à emissão em direto da edição deste ano, através do Facebook ou do Youtube