Hoje, no último dia de Sessões nas Escolas, coube a Filipa Leal e Ondjaki a tarefa de plantar a semente da leitura nos alunos da Escola Básica Cego do Maio.

A poeta, jornalista e argumentista portuense partilhou com as crianças daquela escola o interesse que os livros lhe causavam quando tinha a idade delas e como as letras se tornaram, não apenas a sua profissão, como a sua paixão. Filipa Leal, que escreve sobre emigração, feminismo, injustiças sociais e amor, sublinhou a importância de nos colocarmos, sempre, no lugar do outro e esse exercício de empatia deve ser feito desde a infância.

Ondjaki, vencedor do Prémio Saramago em 2013, relembrou a sua infância em Angola e, com o carisma a que já habituou o público miúdo e graúdo do Correntes d’Escritas, contou histórias da sua vida naquele país africano, onde nasceu, e da sua passagem pelo Brasil. Ondjaki incentivou as crianças a brincarem com as palavras, inventarem-lhes significados novos. Afinal, ser escritor é isso mesmo: uma brincadeira constante com as palavras.

Enquanto Filipa Leal e Ondjaki conversavam com alunos da Escola Cego do Maio, Mafalda Veiga, Mû Mbana e Raquel Patriarca partilhavam histórias com alunos da Escola Secundária Eça de Queirós. Já durante a tarde, Dany Wambire e Mafalda Milhões encerraram os encontros de escritores com alunos numa sessão na Escola Básica Campo Aberto de Beiriz.

Consulte o Programa e acompanhe o 23.º Corrente d´Escritas no portal ou nas redes sociais da Câmara Municipal, onde poderá assistir à emissão em direto da edição deste ano, através do Facebook ou do Youtube