Às 10h30, familiares de Luísa Dacosta embarcam na marina, a bordo da Lancha Poveira, que navegará até ao largo de Aver-o-Mar para a cerimónia In Memoriam a Luísa Dacosta (1927-2015). Cumpre-se o desejo dos familiares de se evocar a memória de Luísa Dacosta, indo na Lancha Poveira até um local indicado pela escritora ao Mestre da “Fé em Deus”. Aí, Aurelino Costa lerá textos de Luísa Dacosta e serão lançadas flores ao mar.

Da parte da tarde, com início às 18h00, o Diana Bar recebe outro momento cultural evocativo. Luís Diamantino e Conceição Nogueira, Vice-Presidente da autarquia poveira e diretora do “Póvoa de Varzim – Boletim Cultural”, respetivamente, irão protagonizar evocações, em que partilharão com os presentes aspetos da vida e da obra da escritora Luísa Dacosta relacionados com a Póvoa de Varzim e suas gentes.

Na sessão será também feita a apresentação pública do livro O Ratinho Poeta, com intervenções de Vítor Silva Mota (ASA/LEYA), da ilustradora Cristina Valadas e da professora Manuela Ramos (da Escola EB 2,3 de Beiriz).

O Ratinho Poeta, uma história infantil escrita por Luísa Dacosta em 1980, permaneceu inédita até que a reencontrou em 2012, quando organizava mais uma etapa da oferta do seu espólio à Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim. Apesar de ter inicialmente orientado este projeto editorial com o editor, Luísa Dacosta não chegou a vê-lo finalizado, tratando-se por isso de uma edição póstuma, agora apresentada publicamente na Feira do Livro da Póvoa de Varzim.

Tal como já referiu Luís Diamantino na abertura da o certame “A ler o mar”, “este será um dia muito importante para a Feira do Livro, com o lançamento do livro póstumo da autora que nos deixou recentemente e que também faz parte da memória da nossa cidade”.

A sessão contempla ainda uma apresentação de poemas de Luísa Dacosta cantados por Ivo Flores.

A terminar, há momento de familiares e amigos para recordarem, na primeira pessoa, a escritora acarinhada nesta edição a Feira do Livro da Póvoa de Varzim, como de resto sempre o foi no nosso concelho.

Do programa cultural da Feira do Livro faz parte ainda um concerto da Banda Musical da Póvoa de Varzim, no próximo domingo, dia 9, às 21h30.

A Banda Musical tem origem numa primeira apresentação de uma banda local em 12 de junho de 1864, mas a formação atual data de 1947. Por ocasião do seu 50° Aniversário foi agraciada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim com a Medalha de Ouro de Reconhecimento Poveiro, pelo trabalho desenvolvido e por ser um dos mais prestigiados embaixadores itinerante da Póvoa de Varzim, cuja cultura é divulgada por todo o país.

No concerto do próximo domingo, a Banda Musical, atualmente dirigida pelo maestro Paulo Veiga, irá apresentar ao público da Feira do Livro as interpretações: Palha Blanco – Afonso Alves; Tannhauser – Richard Wagner; El Camiño Real – Alfred Reed; Czardas – Vittorio Monti; Pop Hit – Luís Cardoso; Retalhos do Minho – Valdemar Sequeira; Marchas Célebres – Jorge Salgueiro.

A Feira do Livro funciona no Passeio Alegre das 16h00 às 24h00, exceto no dia 15 de agosto, que abre mais cedo, às 14h00. Consulte o programa.