Na segunda-feira, 6, às 22h00, terá lugar o lançamento do livro Emoções de Maria Antónia Ribeiro, no Diana Bar. Já em 2007, a autora apresentou a obra Inquietudes no âmbito da Feira do Livro da Póvoa de Varzim.

Natural da cidade do Porto, Maria Antónia de Carvalho Mendes Ribeiro licenciou-se em Ciências Biológicas pela Universidade de Coimbra.

Publicou as obras poéticas “Sentir” (2002), “Inquietudes” (2007) e “Emoções” (2011), tendo ainda textos seus inseridos nas seguintes antologias: “De luz e de sombra”; “O Porto em Poesia”, editado pela Junta de Freguesia de Paranhos, “Tertúlia poética” (antologia poética), editado pela Junta de Freguesia de S. Mamede Infesta (Flor Infesta), “Antologia das noites de poesia de Vermoim”, editado pela Junta de Freguesia de Vermoim, e “Colectânea Galeria Vieira Portuense 2011”, editado pela Corpus Editora. Além disso, tem colaborado em jornais e revistas e participa regularmente em saraus poéticos. Dedica-se também à fotografia, tendo realizado várias exposições, desde 1998, com incidência especial sobre temáticas ligadas à cidade do Porto, Arquipélago dos Açores e Expo-98, em vários espaços culturais do Porto, Braga e Póvoa de Varzim. (informação retirada online)

Sobre Emoções: “(…) não fui surpreendido pela expressão sentimental e construção abrangente que a sua autora, uma inspirada mulher-poeta, soube imprimir aos seus bem urdidos poemas, numa coerência inabalável perante grandes questões como: os seus familiares mais directos e já desaparecidos, as crianças, o seu inultrapassável amor pátrio, a sua tão bem amada cidade do Porto (Meu Porto, meu berço/ Minha “Pátria Cidade vertical/ De pedra erguida.), e o sentimento de fé perante o Redentor. Mas, para além destas manifestações, Maria Antónia, neste seu terceiro livro, surpreende-me com muito agrado, ao, embalada por uma intensidade poética que muito a caracteriza, nos apresentar uma poesia mais sublimada, principalmente quando aborda as eternas questões do amor, da saudade, da solidão, da natureza e também da morte. Num deambulismo incessante, Maria Antónia patenteia bem a diversidade dos seus sentimentos. Desse seu vaguear poético ressaltam para a sensibilidade dos seus leitores tempos de tristeza e de solidão, mas também de encantamento e de uma sólida afirmação de esperança.” José Couto Viana, in “Umas breves palavras” (prefácio) (informação retirada online)

Nos dias 7 e 9, pelas 16h30, Cláudia Ribeiro irá dinamizar ações de animação infantil apresentando um desafio para cada dia: “Regatas de papel”, através do qual todas as crianças vão aprender a fazer barcos de papel e de seguida vão tentar que os referidos barcos naveguem ou pelo menos possam flutuar uns minutos, e “Cataventos de leitura”, onde cada criança tem uma folha de papel e um lápis para poder contornar o catavento que irá ser recortado. De seguida vão decorar e escrever palavras, frases e até poemas sobre o tema da feira “ler e mar”. Depois vamos proceder à dobragem. Para finalizar cada criança vai levar o seu catavento enriquecido com a criatividade individual.

Na quinta-feira, 9, às 17h00, terá lugar uma sessão de autógrafos de Fátima Veloso, com apresentação de músicas e danças africanas e outras, em colaboração com o Grupo de Poetas Poveiros e Amigos da Póvoa. Naturais de várias localidades, os elementos deste grupo, do qual Fátima Veloso faz parte, têm em comum o amor à poesia e à Póvoa de Varzim, cidade de adoção. Os seus principais objetivos são incentivar os jovens para a poesia, lançar poetas que têm os seus trabalhos escondidos na gaveta e promover a apresentação de livros dos poetas, em suma, contribuir para a dinamização da poesia.

A Feira do Livro abre às 16h00, exceto no dia 15 de agosto que abre às 14h00, encerrando, todos os dias, às 24h00.

No portal municipal pode acompanhar o evento e consultar o programa de animação.