A iniciativa S. Pedrinho e a Pequenada marcou o arranque das Festas da Cidade, às 10h00, no Largo do Passeio Alegre, seguindo em desfile até ao Auditória da Lota. Foi lá que, envergando os trajes tradicionais, as crianças cantaram as músicas populares poveiras e dançaram as coreografias típicas num ambiente animado e colorido à beira-mar, perante uma plateia que não se cansou de os aplaudir.

Também o Vice-Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal, Luís Diamantino, aplaudiu as atuações dos mais novos e entregou-lhes uma lembrança de participação.

Esta é uma forma encontrada pelo Município de envolver os mais novos nas Festas de São Pedro mas que também contribui para que as crianças respeitem e salvaguardem as tradições poveiras e, acima de tudo, as vivam desde a mais tenra idade. Para além disso, incentiva a que as Festas da Cidade sejam vividas por todas as freguesias e as envolva no espírito das mesmas.

Centro Social da Paróquia de Beiriz, Grande Colégio da Póvoa de Varzim, Fundação Centro Social S. Pedro de Rates, Jardim de Infância Cego do Maio, Jardim de Infância S. António – “A Beneficente”, “A Arca dos Tarecos”, Obra de Santa Zita, Centro Social Bonitos de Amorim, Jardim de Infância Pires Quesado – “A Beneficente”, Centro Social e Paroquial de Aguçadoura, Centro Social Monsenhor Pires Quesado – Matriz, Q.I. Colégio, Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar, Educar & Prevenir, Centro Social e Paroquial de Terroso, Centro Social e Paroquial de Navais e MAPADI foram as instituições participantes nesta edição de S. Pedrinho e a Pequenada.

É hoje também que, às 22h00, os seis bairros da cidade (Regufe, Belém, Mariadeira, Sul, Matriz e Norte) ganham nova vida com a abertura das iluminações e na sexta-feira, dia 27, com a inauguração dos tronos.

O programa das Festas de São Pedro continua até 6 de julho com muitos os momentos de animação prometidos, com música, desporto, manifestações religiosas e, claro, tradição.

Visite o portal municipal e conheça o programa completo das Festas.