No ano em que se celebram os 150 anos sobre o nascimento de Rachmaninov, o tema escolhido para a conferência de abertura não poderia ser mais atual e pertinente, lançando um olhar sobre a singularidade estético-temporal da obra criada pelo compositor russo. A conferência contou com a participação do jovem pianista Rodrigo Teixeira, vencedor do Prémio Jovens Músicos 2022.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, esteve presente no evento e agradeceu a presença do musicólogo que há 26 anos honra o Festival de Música com a sua conferência de abertura. O Vereador da Cultura recordou que, em 2010, o Município atribuiu a Rui Vieira Nery a Medalha de Cidadão Poveiro pelo seu valioso contributo para o prestigiado evento que a Câmara Municipal organiza. Nesta 45ª edição, Luís Diamantino ofereceu ao conferencista uma peça inspirada no Foral de D. Dinis à Póvoa de Varzim, em 1308.

No sábado, 8 de julho, a Igreja Românica de S. Pedro de Rates recebeu o concerto de abertura marcado pelo regresso de Arianna Savall ao FIMPV. Juntamente com Petter Udland Johansen e o ensemble Hirundo Maris, por ela formado, apresentaram uma “viagem” musical através de um ciclo de Canções de mares, oceanos, de marinheiros e viajantes que atravessam países e séculos. Grande destaque para o poema Harpa e Delírio D’água escrito pelo poeta poveiro Aurelino Costa.

O 45.º FIMPV decorre até 29 de julho entre o Cine-Teatro Garrett, a Igreja Românica de S. Pedro de Rates e a Igreja Matriz, com manifestações paralelas na Biblioteca Diana-Bar, Biblioteca Municipal Rocha Peixoto e no Museu Municipal. Os bilhetes estão à venda na BOL (€5 por espetáculo ou €40 o passe-geral). Consulte o programa completo.