Para a autora, “as palavras serão como sementes que espalharão uma espécie de mensagem, na grande seara que é vida, de onde crescerá a música, mesmo que os ritmos e/ou as rimas por vezes se escondam”. 

Clementina Rosa de Matos passou a sua infância e adolescência em Guimarães. Estudou em Braga e no Porto. O sonho de conhecer Paris levou-a a viver e a estudar nessa cidade, de onde regressou com diplomas da Alliance Française e da Sorbonne, facto que lhe permitiu lecionar em Portugal. Mudando-se para a Póvoa nos anos oitenta, suspendeu a docência por um ano, a fim de preparar o seu ingresso na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Prosseguiu os estudos universitários em paralelo com o ensino em diversas localidades (Esposende, Mindelo, Rates, Póvoa, Vila do Conde…).

Adquiriu a sua Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, nas variantes de Português e de Francês. Em seguida, profissionalizou-se para o ensino secundário, adquirindo o certificado de Qualificação em Ciências da Educação, pela Universidade Aberta. Lecionou em diversas cidades do norte, embora tenha também passado um ano letivo a dar aulas na vila de Serpa no Baixo Alentejo. Efetivou no Algarve, conseguindo destacamento na Escola Secundária Rocha Peixoto, a cujo quadro viria a pertencer. Foi depois para a Escola Secundária Eça de Queirós, onde era efetiva quando pediu destacamento para o Porto. Acabaria por efetivar na invicta.