Esta II Feira da Interculturalidade, inserida também no I Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação, foi organizada com o objetivo de apoiar o acolhimento e integração da comunidade migrante, promovendo a interculturalidade no nosso concelho.

Além de cidadãos oriundos do Brasil, Venezuela, Espanha, México, Ucrânia, Itália e Portugal, agora residentes na Póvoa de Varzim, também participaram na iniciativa Andrea Silva, Vereadora do Pelouro da Coesão Social, Graça Lourenço, em representação do Núcleo Distrital do Porto da EAPN, e Sofia Sousa, investigadora e doutoranda em Sociologia pela Universidade do Porto.

Andrea Silva recordou que a Póvoa de Varzim é reconhecida, tradicionalmente, como um concelho habituado a receber bem quem nos procura e aqueles que escolhem cá ficar a morar. Costuma dizer-se que “É Bom Viver Aqui” e, segundo a Vereadora da Câmara Municipal, será ainda melhor se “acolhermos pessoas de todo o Mundo e nos tornarmos uma sociedade profundamente multicultural, com um bom convívio e a uma vida mais harmoniosa entre todos”.

Graça Lourenço explicou que a Semana da Interculturalidade surge como forma de levar os municípios a sensibilizarem as respetivas comunidades para o facto de todos os cidadãos terem direito a uma vida digna e inclusiva. Sofia Sousa corroborou esta visão, tendo destacado ainda a importância de se promover uma reflexão profunda sobre o papel das mulheres no processo migratório.

Além da mostra da gastronomia típica dos diferentes países representados na II Feira da Interculturalidade, foi possível ainda conhecer o trabalho da artista Daniela Guerrero, imigrante chilena. Houve, igualmente, oportunidade para assistir aos cantares e danças típicas da comunidade ucraniana e à atuação do jovem cantor, compositor e multi-instrumentista luso-brasileiro, Igor Borer.