Em Reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, o Executivo Municipal aprovou o Relatório de Gestão e Contas relativo ao período compreendido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023.
O ano findou com aproximadamente 68 milhões de euros de receita arrecadada e um total de despesas de cerca de 67 milhões, com uma poupança corrente de 10 milhões, que foi possível alocar ao investimento. Conforme sublinhou o Presidente da Câmara, este Relatório apresenta “uma das maiores taxas de execução do Orçamento, de 93%, o que traduz bem a eficiência do Município relativamente àquilo a que se propôs realizar”.
O documento reflete a transferência de competências no âmbito da educação, ação social e saúde, e por isso, abarca um aumento significativo das despesas com pessoal, mais de 23%, por força destas novas responsabilidades assumidas pela autarquia.
O impacto “muito significativo” resultante deste processo de transferência de competências acabou minimizado pelo esforço feito pelo Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim e pelo Presidente da Câmara do Porto, “em devido tempo”, que levou a que o Governo tivesse aprovado um conjunto de portarias, “que resolveu questões relativas à manutenção das escolas, o aumento da verba para as refeições escolares, a questão dos seguros e a renovação do parque escolar”.
Por fim, o Presidente da Câmara elencou os principais investimentos municipais com reflexo no Relatório, tais como a Póvoa Arena, o prolongamento e conclusão da Via B, o esforço feito na Estratégia Local da Habitação, a conclusão da requalificação da Escola da Giesteira e dos campos sintéticos do Estádio Municipal, para um investimento total de 13,8 milhões de euros e um impacto de 54% no total da despesa.