A sessão decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, ao final da tarde de ontem, e contou com a presença de Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro de Desenvolvimento Local, Célia Ribeiro, do Departamento de Incubação da ANJE, de Álvaro Amorim, Diretor do Instituto do Emprego e Formação Profissional da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Lucinda Delgado revelou que “a Câmara Municipal, através do Gabinete de Promoção ao Investimento, Investemais organiza, em parceria com a ANJE e com a colaboração do Instituto do Emprego e Formação Profissional, este workshop sobre os “Sistemas de incentivos do QREN”, que estou certa é indispensável para obtermos ou reforçarmos a nossa informação relativa aos incentivos atualmente disponíveis para a dinamização e desenvolvimento das Nossas empresas e dos Nossos projetos de investimento.

São várias as áreas com fundos de apoio às empresas disponíveis no decorrer deste ano: Inovação Produtiva; Empreendedorismo Qualificado; Qualificação de PME; Investigação e Desenvolvimento Tecnológico nas Empresas; Qualificação e Internacionalização de PME”.

A Vereadora agradeceu a colaboração da ANJE, “que tem sido uma parceira fundamental no novo impulso que temos imprimido na nossa ação em prol de mais empreendedorismo e maior dinamização económica da Póvoa de Varzim” e também ao Centro de Emprego local, “por todas as diligências desenvolvidas no sentido de encontrar oportunidades profissionais para a nossa população ativa”.

Este workshop insere-se na nossa estratégia de estimular a atividade económica do concelho, constatou a autarca.

“Consciente dos atuais constrangimentos que a conjuntura nacional e internacional nos coloca, a Câmara Municipal tem vindo a tomar medidas no âmbito da fiscalidade municipal e a dinamizar um conjunto de iniciativas com o fim único de oferecer ferramentas e apoios aos agentes da economia local: Diminuímos o imposto municipal sobre imóveis (IMI); Reduzimos diversas taxas municipais relacionadas com as atividades económicas: publicidade; esplanadas; espaços municipais; entre outras; Implementamos um Conselho Municipal das Atividades Económicas; Dinamizamos e divulgamos o Centro de Incubação de Empresas da Póvoa de Varzim em parceria com a ANJE; Estabelecemos frequentemente parcerias de ação com a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, com a Associação Comércio ao Ar Livre, com a ESEIG, com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, com a Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal e com a ANJE; Com o objetivo de aumentar a difusão e presença da atividade dos agentes económicos locais na comunicação social, fortalecendo a visibilidade das potencialidades da Póvoa de Varzim, realizando ações conjuntas e proporcionando o acesso a diversas publicações em condições vantajosas, celebramos um protocolo inovador com o grupo editorial Vida Económica.

Com os nossos parceiros, temos promovido um conjunto de workshops e conferências com enfoque em temas de interesse para empreendedores e futuros empresários e estão já agendados para os próximos meses mais workshops. E já no próximo dia 17 de abril, neste mesmo espaço, apresentaremos o Road Show de Empreendedorismo Integrado da ANJE”, informou.

E sobre o trabalho desenvolvido pelo Município poveiro, Lucinda Delgado afirmou: “Temos um desiderato: informar, promover, dinamizar, apoiar, incentivar e impulsionar o empreendedorismo e a economia da Póvoa de Varzim. Quero também expressar a importância do trabalho em equipa, quer no seio da Câmara Municipal entre vários serviços, quer as várias parcerias que estabelecemos. Mais que nunca o trabalho em rede, o trabalho partilhado é fundamental para alcançarmos o sucesso”.

Olga Machado informou sobre os diferentes Sistemas de Incentivos, especialmente no âmbito do QREN, nomeadamente, Sistema de Incentivos à Inovação, Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME e Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico nas Empresas.

A gestora de projetos da ANJE considera que é fundamental que os empresários tenham uma noção dos apoios que efetivamente existem e, neste sentido, surgiu esta parceria com o município da Póvoa de Varzim que vai permitir dar esse contributo aos interessados.

Olga Machado esclareceu que existe um vasto leque de apoios, dependendo do montante do investimento e do local onde vai ser realizado. Para além disso, revelou que existe também uma Bolsa para o Empreendedorismo que pretende apoiar potenciais empresários na criação do seu negócio.

Para mais informações sobre candidaturas e acesso aos respetivos formulários, a oradora remeteu para a página do QREN, http://www.pofc.qren.pt/areas-do-compete/incentivos-as-empresas

Célia Ribeiro fez uma breve apresentação do Centro de Incubação da Póvoa de Varzim, criado em parceria com a ANJE, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de projetos empresariais da região, disponibilizando um conjunto de recursos e serviços de apoio às empresas incubadas. As instalações do Centro são constituídas por oito gabinetes, uma sala de reuniões e uma receção. Existe ainda a incubação virtual que presta apoio a empresas que, para além de envolverem poucos recursos, desenvolvem atividades que não exigem, ou não justificam, o investimento em infraestruturas. Nestes casos, o Centro de Incubação serve de base física de negócios, funciona como sede social e também como ponto de encontro entre empresários, clientes e parceiros através da utilização dos serviços de secretariado, bem como de espaços comuns, de que é exemplo a sala de reuniões.

Para mais informações sobre o Centro de Incubação, contacte o Investemais – Gabinete de Promoção ao Investimento da Póvoa de Varzim através do número de telefone 252 090 193, do endereço eletrónico investemais@cm-pvarzim.pt ou dirigindo-se ao Gabinete, na Praça do Almada, no edifício dos Paços do Concelho.

Álvaro Amorim apresentou os vários programas disponíveis através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que desempenha um papel de consultor, adaptando os melhores programas às empresas e instituições. Os interessados podem encontrar mais informações em www.iefp.pt ou dirigir-se ao Instituto de Emprego e Formação Profissional.