O autarca visitou, ainda, o Espaço do Cidadão em Aver-o-Mar, serviço já existente.

Durante a tarde de ontem, Aires Pereira visitou os locais onde foram instalados os pontos de atendimento. Excetuando em Aguçadoura e Aver-o-Mar, os Espaços do Cidadão situam-se nas Juntas de Freguesia. Em Aguçadoura o posto de atendimento é na Escola da Boucinha e em Aver-o-Mar no Espaço do Cidadão que já existia, na Avenida Nossa Senhora das Neves).

E o que poderá ser tratado no Espaço do Cidadão? Neste novo balcão pode, por exemplo, tratar da sua Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre tantas outras coisas.

Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima e, principalmente, sem causar grandes transtornos a quem precisa de tratar de algum assunto. Aires Pereira explicou que “é um aborrecimento muito grande para um agricultor, vestido com a sua roupa de trabalho, ter de vir à cidade tratar de uma licença. Nas suas freguesias conhecem as pessoas e tratam do que for preciso quando vão para o trabalho ou no regresso a casa, o que se trata de uma economia de escala enorme que permite que a Administração se aproxime das pessoas”.

O autarca adiantou que “tirando partido dos funcionários e das condições destes Espaços, a Câmara terá também postos avançados para atendimento”. Segundo o edil, “a lista dos serviços disponíveis é tão vasta que poderá ser difícil precisarem de algo que não seja possível tratar nestes Espaços”.