Sílvia Costa fez alusão à tradição da nossa terra de recolha de sargaço para ser usado como fertilizante nos campos masseira, altamente produtivos graças a este recurso marinho tão rico, aludindo ainda à importância do setor primário no nosso concelho – tão bem refletida na expressão “o poveiro tem um pé no mar e outro na terra”.

Já o Presidente da Câmara Municipal havia destacado, na sessão de apresentação deste projeto no Centro Póvoa Empresas, o valor desta “oportunidade de economia azul”, devidamente identificada no nosso Plano Estratégico 2020-2030 e recentemente debatida no último dia do III Congresso Empresarial.

Este Seminário teve como objetivo a divulgação da antiga tradição de apanha do sargaço, a reflexão sobre as potencialidades do sargaço na economia local atual e a apresentação dos resultados das iniciativas desenvolvidas no âmbito do projeto; uma das quais foi a sessão prática destinada à população escolar realizada, no passado mês de setembro, com o apoio do Município da Póvoa de Varzim e com a participação alunos das turmas do 6.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.