O espetáculo subiu duas vezes a cena na sexta-feira, 28 de outubro, às 11h00 e às 16h00. Estas duas sessões foram destinadas ao público escolar, que pôde desta forma ficar a conhecer uma das primeiras obras de Mozart, que com 12 anos de idade compôs esta peça, baseada em “Le Devin Du Village”, de Jean Jacques Rousseau.

No sábado, às 21h45, a Ópera abriu por uma terceira vez, desta feita para o público em geral.

“Bastien und Bastienne” é uma pequena mas cativante peça de grande simplicidade, que impulsionou o jovem Mozart para os seus trabalhos posteriores. A peça conta-nos a história de dois jovens apaixonados. Bastien foi seduzido por uma fidalga e afastou-se, progressivamente, da namorada, a jovem camponesa Bastienne, que vai lamentar-se da sua situação de abandonada ao Feiticeiro Colas. Este último, por sua vez, procura utilizar a sua influência mágica com outros fins, o que não consegue obter, pois a jovem mantém-se fiel ao seu infiel namorado. Vendo que nada alcança, o Feiticeiro decide usar os seus poderes em benefício da simpática e não menos atrativa jovem. Porém a tarefa não se apresenta fácil, pois Bastien está deveras embeiçado pela fidalga.

Rui Silva, que adaptou e traduziu a obra, dirigiu e encenou o espetáculo, que foi muito bem recebido pelo público de todas as idades. Organizado pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim, este contou com a interpretação de Diogo Neves, Marta Marques, João Sá, Nuno Sá, Rodrigo Madureira, Vasco Santos, Tomás Marques, Maria Lopes, Marta Amaral e Susana Marques. Os instrumentos estiveram a cargo de Tiago Carriço, Manuel Maio, Vânia Oliveira, Ana Luísa Marques, Pedro Leal, Marco Maia e Yenis Pupo Avila.

“Bastien und Bastienne” contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Museu de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.