A iniciativa terá como convidado José Ferreira, que falará sobre a “Beata Alexandrina: a sua poesia, os seus ilustradores”.

José Ferreira, natural duma freguesia barcelense, foi docente na Escola Secundária de Eça de Queirós. Interessou-se desde cedo pela investigação da história local, tendo colaborado em diversos jornais. Em 2001 “descobriu” a Beata Alexandrina, dedicando, desde então, grande parte do tempo ao seu estudo. Para além de escrever em jornais poveiros, lançou, em 2004, o livro antológico Vinde Todos…à Descoberta de Alexandrina e integrou o Secretariado para a Beatificação da Alexandrina de Balasar. Em 2007, lançou o livro Até aos confins do mundo, o nº 16 da coleção municipal “Na Linha do Horizonte – Biblioteca Poveira”.

Alexandrina Maria da Costa, natural de Balasar, nasceu a 30 de Março de 1904 e aí faleceu, com fama de santidade, a 13 de Outubro de 1955; foi beatificada em 25 de Abril de 2004.

Durante a sua vida foram muitos os “peregrinos” que, através de um contacto direto, testemunharam a sua bondade e sabedoria cristãs. Na atualidade, a romagem mantém-se, agora para a Igreja Paroquial, onde se encontra o seu túmulo, e para a casa onde viveu.