A inauguração da exposição decorreu no passado sábado, 26 de setembro, e contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, do Presidente do Varazim Teatro, Eduardo Faria, e do artista José Caldas.

Esta mostra está incluída na programação do Festival Internacional de Teatro “É-Aqui-In-Ócio”, bem como do 18º aniversário do Varzim Teatro.

A exposição, integralmente criada, preparada e montada por José Caldas e pela Companhia de Teatro Quinta Parede, é constituída por um conjunto de caixas em formato de ex-votos, cujo conteúdo remetia diretamente para espetáculos dirigidos e criados por José Caldas, e por diverso material documental, iconografia teatral e objetos/adereços de cena que trouxeram à nossa memória a vasta carreira artística deste notável criador luso-brasileiro.

Aquando da inauguração também teve lugar o lançamento de um livro de José Caldas. “José Caldas – 40 anos de Teatro: Por um Teatro Popular a partir da infância” é o título da obra do ator que considera que “o teatro para a infância deve afirmar-se apenas como teatro: arte complexa, que põe em amorosa relação todas as expressões artísticas. O teatro que crio à procura da infância faz-se de um jogo de formas artísticas, da contracena entre actores e do drama: a acção que transporta o público a um estar diverso, isto é, a divertir-se”.