Na passada segunda-feira, da parte da manhã, houve lugar a uma Eucaristia na Igreja de Balasar, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. José Manuel Garcia Cordeiro, e acompanhada pelo Arcipreste Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Casado Neiva.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a Vereadora da Coesão Social marcaram presença neste momento de celebração da fé que contou, ainda, com a atuação do Coro Capela Marta acompanhado pelas vozes do Grupo de Cantares do Centro Ocupacional da Lapa e do Grupo Musical do Centro Ocupacional de Aver-o-Mar, sob orientação de Tiago Pereira.

Luís Diamantino sublinhou que “cada um de nós pode fazer a diferença na comunidade” e que “todos juntos fazemos melhor que sozinhos”, tomando a iniciativa de oferecer, em nome do Município da Póvoa de Varzim, uma Camisola Poveira Certificada ao Arcebispo Primaz de Braga que tomou posse em fevereiro deste ano. Por seu turno, D. José Manuel Garcia Cordeiro ressaltou a importância de aprendermos com Alexandrina a “colocarmos o coração no centro de tudo” e a nunca descurarmos o “valor de cuidar”.

De seguida, organizou-se um almoço convívio com todos os idosos dos Centros Ocupacionais do concelho para celebrar a vida, promover a união e agradecer os ensinamentos que, a terceira idade melhor do que qualquer outra, traz à nossa convivência enquanto comunidade. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente e recordou a importância da promoção deste tipo de iniciativas que fomentam a intergeracionalidade e reforçam o trabalho social de proximidade do Município, consagrado no Plano Estratégico 2020-2030, valorizando o envelhecimento ativo, o apelo à memória dos mais idosos e o sentimento de pertença à comunidade local.

A tarde foi animada com a atuação da Tuna Gatunos (Tuna Académica do Pólo Universitário do IPP Porto sito na Póvoa de Varzim/Vila do Conde).