O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim referiu-se a este concurso como uma iniciativa inédita que junta a academia à indústria, “aproximando os recém-licenciados do mercado de trabalho, ajudando o Município a cumprir um dos seus principais objetivos que é o de fixar talento, inovação e conhecimento no concelho”.

Nesta primeira edição, o desafio criativo era o de produzir um puxador novo para janelas open/pivotante que conjugasse preocupações de funcionalidade, design, economia circular e inovação tecnológica. Dos 14 candidatos, Cláudia de Lima e Mendonça foi a grande vencedora, Marta Rodrigues Monteiro ficou em segundo lugar e Joana Rita Bastos Pereira foi a terceira classificada. Estas três alunas da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Instituto Politécnico do Porto receberam, cada uma, um cheque de mil euros (consulte aqui a grelha de avaliação e aqui a ata da reunião de júri).

A primeira classificada vai começar também um estágio remunerado na Ecosteel, algo que para Aires Pereira constitui, mais do que uma porta de entrada profissional, “uma verdadeira janela de oportunidade”. Isto porque, o CEO José Maria Ferreira “fez da Ecosteel muito mais do que um negócio de janelas e caixilhos”, tendo elevado esta empresa sediada na Zona Industrial de Laúndos para um patamar de referência nacional e internacional em termos de inovação.

Antes de revelados os premiados, os jovens licenciados do nosso concelho apresentaram os seus trabalhos, que ficarão durante este mês em exposição no Centro Coordenador de Transportes.

Motivado pela grande adesão dos jovens a esta iniciativa, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim prometeu uma segunda edição deste concurso e anunciou, ainda, o lançamento de um novo: o Prémio Póvoa iNOVA Summer Academy, destinado a jovens que concluíram o ensino secundário ou profissional e que não pretendem seguir para o ensino universitário.