Na sua intervenção, Aires Pereira sublinhou que o “futuro depende dos nossos jovens, da sua capacidade de inovação e da sua vontade de melhorarem o local onde vivem”, destacando o investimento autárquico na criação de condições para fixá-los no concelho, como é o caso dos 12 milhões de euros na modernização das escolas, dos 150 mil euros em projetos de participação jovem e dos 26 milhões de euros previstos para a Estratégia Local de Habitação, que contempla a construção de 150 fogos habitacionais a custos controlados para jovens.

“Na última década, o nosso Município teve um crescimento de 23% de jovens licenciados, mas o brain drain é um problema que queremos continuar a evitar”, destacou Aires Pereira, sendo exemplo disso mesmo o Prémio Póvoa iNOVA Academy, iniciativa criada para promover a transição de estudantes universitários ou recém-licenciados do concelho da Póvoa de Varzim para o mundo do trabalho.

O Comité das Regiões Europeu é composto por 329 membros que representam os órgãos de poder local e regional dos 27 Estados-Membros da UE. Aires Pereira é membro efetivo deste órgão consultivo da União Europeia desde 2018.