Decorreu hoje uma cerimónia que assinalou os 203 anos do nascimento do herói poveiro e patrono do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, na qual fez questão de marcar presença o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim acompanhado pelo Vice-Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal, Luís Diamantino, o Delegado Regional da DGEstE, Sérgio Afonso, e o Subdiretor geral da DGAE, César Israel.
Para além da inauguração de um vitral alusivo a Cego do Maio, criado pelo Clube de Artes da Escola, a cerimónia comemorativa contou ainda com a sessão de entrega de diplomas de mérito escolar a cerca de 228 alunos, em cada uma das salas de aulas, e do Quadro de Honra Académico ao melhor aluno da escola, Rui Bicho.
Na sua intervenção, Aires Pereira reconheceu que o arranque do ano letivo correu bem graças ao envolvimento de toda a comunidade escolar, que fez esforços adicionais para cumprir e fazer cumprir todas as novas regras de segurança exigidas pela pandemia.
O Presidente da Câmara frisou que o compromisso em criar as melhores condições para os alunos poveiros se reflete no investimento global que o Município está a realizar na educação do concelho, na ordem dos 10 milhões de euros – designadamente na Escola das Machuqueiras em Laúndos, na Escola E.B.1 da Giesteira, na Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, no Pavilhão Desportivo da Escola Eça de Queirós e no Pavilhão Gimnodesportivo que será construído em frente à Escola Cego do Maio.