Nesse sentido, Aires Pereira decidiu reunir-se com todas as Direções das IPSS da Póvoa de Varzim: A Beneficente, Centro Social Bonitos de Amorim, Centro Social e Paroquial de Aguçadoura, Centro Social e Paroquial de Beiriz, Centro Social e Paroquial de Navais, Centro Social e Paroquial de Terroso, Cruz Vermelha – Delegação da Póvoa de Varzim, Fundação Centro Social de Rates, Instituto Madre Matilde, Instituto Maria da Paz Varzim, MAPADI e Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim.

Os problemas são transversais a todas as instituições, mas as necessidades vão oscilando consoante a realidade de cada uma delas, pelo que o Município continuará a acompanhar as IPSS locais, de forma diária, contínua e, sempre que se justifique, no terreno. Os representantes das IPSS agradeceram o apoio que o Município tem dado, designadamente ao nível da disponibilização de EPIs e equipamentos de recuo capazes de prestar o devido isolamento de utentes ou funcionários infetados.

O Presidente da Câmara garantiu que continuará a alocar os recursos necessários através de apoios extraordinários a associações locais, do apoio social direto aos mais carenciados e, até mesmo, através do investimento em melhores condições físicas institucionais. A este respeito, recorde-se, por exemplo, o financiamento dado à obra de ampliação do MAPADI, à construção de uma Estrutura Residencial para Idosos em parceria com a Santa Casa e, ainda, ao novo espaço do Instituto Maria Paz Varzim. A coesão social é,  por esta razão, um dos pilares do Plano Estratégico 2020-2030 definidos pelo Executivo Municipal.