À passagem da procissão pela marginal poveira, os andores serão virados para o mar e centenas de foguetes serão lançados em saudação à virgem padroeira dos pescadores.

A procissão parte da Rua 31 de Janeiro e prossegue pelo Largo Elísio da Nova, Rua João Dias, Rua da Junqueira, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos até à Igreja da Lapa, onde termina.

Em todos estes arruamentos o trânsito vai estar condicionado, pelo que se pede a compreensão e cumprimento de todos os munícipes para esta alteração de trânsito, assim como para as seguintes:

–  o estacionamento vai ser proibido na Rua da Caverneira, na Rua da Boavista, no Largo António Nobre, na Rua António Graça e na Rua Elias Garcia, nos dias 14 e 15 de agosto;

– a circulação vai estar condicionada na Rua da Caverneira (entre a rotunda de São Pedro e o limite da cidade) e a partir do cruzamento da Trás-os-Quintais com a Rua do Século, no dia 14 de agosto, entre as 20h00 e a 01h00, e no dia 15 de agosto, das 9h00 às 12h30 e das 20h00 à 1h30.

Recordamos que 15 de agosto de 2022 é, também, a data que assinala os 250 anos da Igreja de Nossa Senhora da Lapa. Desde fevereiro de 2019 que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem vindo a reunir esforços juntamente com a comunidade religiosa e a sociedade civil, assim como a cumprir um programa comemorativo que se estenderá até ao final deste ano.