O Presidente do Rotary Club da Póvoa de Varzim, Santos Silva, fez uma breve apresentação do homenageado revelando que “pude acompanhar, desde o Liceu, o seu percurso de vida. Sou, por isso testemunha do Dr. Correia Martins ter sido bom filho, irmão solidário, assim como é um marido carinhoso, pai tolerante e compreensivo e avô babado. Honrado, frontal, sério, cordial e educado. Amigo do seu amigo, disponível, profissional empenhado que não desiste perante adversidades. É dotado de excelentes recursos humanos e naturais e faz deles tão bom uso, dos quais destaco a facilidade com que faz amizades nos diferentes grupos da nossa sociedade e a capacidade de se posicionar no lugar dos outros procurando compreender as suas realidades, e ainda a empatia genuína e o equilíbrio e comunhão emocional que tanto facilitam na ajuda e recuperação dos seus pacientes”.

Referiu-se ao percurso académico e profissional do Dr. Correia Martins recorrendo a uma máxima muito citada por Abel Salazar “O médico que apenas sabe medicina, nem medicina sabe” para acrescentar que “o Dr. Correia Martins é daqueles médicos que não sabe só de Medicina”, salientando a sua formação sólida do ponto de vista cultural, dedicação ao convívio e ao desporto.

Manuel Correia Martins começou por agradecer aos rotários “o privilégio e a honra de ser distinguido” e expressou o seu reconhecimento pela “valiosa intervenção cívica que, desde sempre, tem norteado o vosso clube”.

De seguida, o homenageado deu-se a conhecer, recuando à sua infância e fazendo alusão às tradições poveiras que o acompanharam. Falou das suas vivências em Coimbra onde estudou Medicina, da sua longa experiência profissional, das suas viagens e das suas preferências na área da literatura, cinema e pintura fazendo jus ao pensamento de que “O médico que apenas sabe medicina, nem medicina sabe”.