Passar para o conteúdo principal

André Neves, José Mário Silva, Mafalda Milhões, Capicua e Rui Zink, sob moderação de Minês Castanheira, foram os convidados da Mesa 3 da 24ª edição do Correntes d’Escritas com o tema Sei somente de mim aquilo que me sonharam, do poema “O Promontório”, de Ana Luísa Amaral. 

André Neves confessou optar “sempre pelo caminho mais difícil porque o fácil não serve, mas mantenho a leveza dos pés. Que soprem sempre os ventos da mudança e que nunca nos permita a estagnação”. Já José Mário Silva leu um poema, partilhando com a plateia os sonhos das últimas noites e que inspiraram a sua intervenção nesta tarde do Correntes d’Escritas.

Coube a Mafalda Milhões homenagear a profissão de livreira, “Estou na vida que escolhi, na indefinição da vida de artista. Quem imaginou o mundo não se poupou nos detalhes. Inventou a loucura, a imensidão, a alegria. Quem veio habitar o mundo é que o estragou, com normas e preconceitos. O mundo precisa ser imaginado todos os dias. Por isso, o mundo precisa de livrarias. Onde há uma livraria há esperança”.

Segundo Capicua, a forma como nos lemos passa pelo sonho e pela projeção que os outros criaram para nós. “No caso das mulheres, esse sonho é, muitas vezes, uma sombra, um diapasão exigente, através do qual vamos afinando a nossa ambição, o nosso corpo, o nosso comportamento”.

Por fim, e para Rui Zink, o tema da mesa apresenta-se como “uma ponte para os outros, neste tempo voraz em que parece ser tudo selfies, narcisismo e idolatrias”. Mais do que dizer “eu contruo-me, eu invento-me, o verso tira ao indivíduo o peso de saber sobre si mesmo mais do que os outros”.

Consulte o programa completo e acompanhe o 24.º Correntes d´Escritas no portal ou nas redes sociais da Câmara Municipal.

Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: Mercado Municipal

No Dia do Anjo, 10 de abril, e no feriado de 25 de abril, terça-feira, o Mercado Municipal estará encerrado.

Agradece-se a compreensão dos munícipes.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.