Passar para o conteúdo principal

Este cansaço às oito da manhã não é normal foi o tema da Mesa 8. A frase pertence ao poema “A norma renascida”, de Ana Luísa Amaral, e reuniu Carlos Quiroga, Filipa Martins, Luís Caetano, Maria do Rosário Pedreira e Sérgio Godinho.

Carlos Quiroga, Luís Caetano e Sérgio Godinho recordaram Ana Luísa Amaral e a forte relação de amizade que construíram com a poetisa graças às Correntes d’Escritas. “Ana Luísa Amaral ajudou-me a entender melhor o mundo. Se isto não é bom o que é? Temos que reconhecer os momentos bons porque, tal como as pessoas, também existem no meio do caos. Não deixemos esquecer a Ana Luísa”, pediu Luís Caetano.

Sérgio Godinho relembrou como, em apenas duas horas, se tornou amigo de Ana Luísa Amaral. “Tornámo-nos íntimos tão rapidamente, falámos sobre tantas coisas”. A poesia da Ana Luísa é de nós todos e mantê-la-á viva, disse o cantor. E, nesse sentido, leu o poema “A norma renascida”, do qual foi retirado o verso que deu mote a esta Mesa. No final, o agradecimento emocionado: “obrigado, Ana Luísa Amaral”.

Filipa Martins deixou à plateia questões relacionadas com a violência doméstica e o feminicídio: “senhores juízes, o que fazer com estas mulheres que, antes eram helénicas e, agora, queixinhas? O que fazer com estas mulheres que usam batom vermelho, que não descem a saia para subir a nota? O que fazer com estas mulheres que ouviram em tribunal que os agressores tinham atenuantes?” Talvez a pergunta seja “o que fazer por estas mulheres, senhores juízes?”.

Maria do Rosário Pedreira confessou que, quando soube que o tema desta Mesa era uma frase de um poema de Ana Luísa Amaral, ficou “sem dormir várias noites e, consequentemente, fiquei a pensar que este cansaço às oito da manhã não é normal”. A poetisa e editora afirmou que “não queria vir para aqui chorar e falhar com um verso de uma amiga tão querida não era aceitável”. Assim, Maria do Rosário Pedreira escolheu falar de um dos seus notívagos favoritos, o seu pai.

Consulte o programa completo e acompanhe o 24.º Correntes d´Escritas no portal ou nas redes sociais da Câmara Municipal.

Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: Mercado Municipal

No Dia do Anjo, 10 de abril, e no feriado de 25 de abril, terça-feira, o Mercado Municipal estará encerrado.

Agradece-se a compreensão dos munícipes.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.