Este projeto, para além, de divulgar a cultura brasileira, mostra também a mistura das artes marciais e do desporto, lavando a cabo uma atividade divertida e agitada, que ajuda a desenvolver a flexibilidade, o equilíbrio e a destreza.

Durante esta semana, foram muitos os jovens que se juntaram a esta iniciativa que teve um programa extenso de atividades e trouxe às ruas da Póvoa muita música e alegria. Tudo começou com uma exposição sobre a Capoeira, na Casa da Juventude. Entretanto houve imensos workshops e oficinas sobre diversos temas ligados à Capoeira, que ajudaram a perceber melhor a arte desta expressão cultural brasileira. Todos os dias, os grupos que se formaram, fizeram a Roda da Capoeira ao som de palmas e berimbaus (um pedaço de pau, um pedaço de arame e uma cabaça)

Nesta dança ou desporto, a música faz toda a diferença, pois as duas pessoas que se defrontam no meio da roda, fazem-no enquanto o resto do grupo bate palmas e canta.

A meio da semana, os Mestres convidados foram recebidos, no Salão Nobre, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, que os brindou com uma lembrança.

No último dia, houve uma cerimónia de abertura com espetáculos de dança, o batizado e a graduação de alguns atletas e uma Roda de encerramento.