Fotografada durante o confinamento pandémico de 2021 em Portugal, esta obra foi a resposta do autor à paisagem desoladora da cidade e ao silêncio que experienciou durante os seus passeios noturnos, “em busca de alguma sabedoria ou orientação”.

Aí, Hélder Luís encontrou as árvores, que contemplou, observou detalhadamente e, eventualmente, fotografou. Esses “enormes seres vivos, muito maiores do que nós”, experienciam a vida, segundo o artista, “numa escala de tempo completamente diferente da nossa” e, talvez por isso mesmo as percecionamos como “sábios”.

Como reflexão, trazida à consciência por este trabalho, e em tempos tão desafiadores como estes, o designer, fotógrafo, artista multimédia e músico, chegou à conclusão que “somos nós, de facto, os gigantes adormecidos”, “prontos a acordar de um longo sonho de inconsciência, para nos tornarmos os seres incríveis que estamos destinados a ser” e, assim, cuidar do planeta.

A exposição estará patente até ao dia 29 de abril, na Biblioteca Municipal.