Presentes neste encontro estiveram a Vereadora do Pelouro do da Coesão Social, Andrea Silva e a Dr. Cátia Pontedeira, técnica da U.M.A.R (União de Mulheres Alternativa e Resposta), que foi a responsável pela dinamização da conversa.

A violência no namoro é uma realidade que tem vindo a tomar proporções muito graves na sociedade e que está cada vez mais presente na vida dos jovens.

A U.M.A.R realiza anualmente um estudo nacional sobre a sua prevalência e conceções dos jovens sobre diversos comportamentos que constituem violência e neste encontro apresentou os dados mais recentes, divulgados a 14 de fevereiro de 2018, que ilustram a realidade nacional.

Ainda sobre este tema há uma exposição na Biblioteca Diana Bar que pode ser visitada até amanhã, dia 15 de março intitulada “Aqui morreu uma mulher”, que nasceu do trabalho da jornalista Teresa Campos, da revista Visão e do trabalho do fotógrafo José Carlos Carvalho, pela ocasião dos 15 aniversário em que a violência doméstica passou a ser um crime público.

O trabalho desta jornalista e deste fotógrafo pretende dar a conhecer as histórias de algumas, das tantas, mulheres que sofreram com este crime e também mostrar os sítios onde este flagelo acontecia.