A edição deste ano, organizada pela Rede Social da Póvoa de Varzim em parceria com a Associação Alzheimer Portugal, abordou o tema “Demências: Alterações Cognitivas, Funcionais e Comportamentais”. Marta Melo, terapeuta ocupacional na Associação Alzheimer Portugal, conduziu o evento.

A Vereadora do Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, esteve presente neste 10º Encontro em Rede sublinhando a importância do conhecimento como forma de melhorar a qualidade de vida de quem sofre de uma doença que tenha a demência associada. Apenas através de encontros, debates, workshops e outras formas de partilha de conhecimento é possível aconselhar e orientar da melhor forma as pessoas que nos procuram.

Esta iniciativa pretendeu criar consciencialização sobre a temática contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos doentes e seus familiares. Para tal, as seguintes temáticas foram desenvolvidas: conceito de demência, prevalência e fatores de risco, critérios de diagnóstico, importância do diagnóstico precoce, tipos de demência mais comuns, compreender a pessoa com demência, principais alterações cognitivas, sintomas comportamentais e psicológicos, alterações nas atividades de vida diária.

Demência é um termo utilizado para descrever os sintomas de um grupo alargado de doenças que causam um declínio progressivo no funcionamento da pessoa. É um termo abrangente que descreve a perda de memória, capacidade intelectual, raciocínio, competências sociais e alterações das reações emocionais normais.