Marcaram presença no evento o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, e o autor desta obra bilíngue (inglês e português), Meireles Júnior.

O livro explica a arte da arquitetura pombalina, estilo que surgiu em Portugal após o terramoto de 1755 que devastou Lisboa, quando o Marquês de Pombal à frente do governo da época, empreendeu esforços para a reconstrução da cidade e implementação de uma série de reformas urbanas que mudaram a cara da capital portuguesa.

Luís Diamantino destacou a importância do momento, que sublinha as “muitas ligações que temos ao Brasil”, com um histórico muito forte de emigração, visível na força da “Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, do Clube dos Poveiros de São Paulo e na grande comunidade poveira e seus descendentes que reside na zona do Amazonas e de Recife”.

O Vereador da Cultura recordou a sua passagem por São Luís do Maranhão, cidade que dá cor a esta obra, onde se sentiu “em Portugal”, naquela que é, porventura, “a cidade mais portuguesa do Brasil”, com “ruas lindíssimas” e perfeitamente preservadas, repletas de “fachadas de azulejos”.

Honrado por poder apresentar o seu décimo livro publicado na Póvoa de Varzim, Meireles Júnior explicou que esta obra visa apelar à conservação da riqueza única do Centro Histórico de São Luís. Emocionado, recordou Ferreira Gullar, grande referência da poesia brasileira, que considerou ter visitado todos os lugares onde nasceu “nas asas de um pássaro”, ao folhear as “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa: Casario de São Luís do Maranhão”.

FOTOGALERIA