O desafio partiu de um grupo de quatro mulheres que viveu de perto a prematuridade e pretende sensibilizar a comunidade para esta situação.

Deste grupo fazem parte 3 mães que “nasceram” com os seus filhos antes de tempo e viveram esta situação na primeira pessoa. O quarto elemento é uma enfermeira que, embora não tenha vivenciado a prematuridade na sua própria vida, fez parte da história de muitas famílias e lutou a seu lado para que a ida para casa fosse um acontecimento bem-sucedido.

Segundo os dados mais recentes, em média 1 em cada 10 bebés nasce prematuro, em todo o mundo, não se podendo definir a prematuridade apenas como o nascimento antes de tempo, nem definir um prematuro como sendo um bebé muito pequeno.

A prematuridade é um problema que afeta milhões de crianças/ famílias em todo o mundo e que poderá ter múltiplas causas. Os bebés são realmente pequenos, mas o que os caracteriza principalmente é a sua imaturidade ao nível de todos os órgãos do seu organismo. Esta imaturidade poderá levar a múltiplas complicações no seu desenvolvimento e que influenciarão a sua vida futura.