O Município da Póvoa de Varzim desenvolve um trabalho notável relativamente à população sénior e exemplo disso são as variadas atividades promovidas ao longo de todo o ano, nos Centros Ocupacionais, de carater cultural, desportivo e lúdico.

No Centro Ocupacional da Lapa (COL), todas as terças e quartas-feiras, os utentes são desafiados a exercitar o corpo num ateliê intitulado “Atividade Física Sénior”, sob a orientação de Sandra Torres.

No mês de dezembro, e aproveitando a época natalícia, realizaram-se diversos convívios privilegiando os encontros e afetos característicos desta quadra. Assim, no dia 19 de dezembro, o Restaurante Theatro foi o local escolhido para um almoço convívio e comemorativo do Natal 2022 dos utentes do Centro Ocupacional de Aver-o-Mar (COA). Com o intuito de celebrar o espírito natalício e partilhar momentos de amizade dando também a conhecer espaços de fruição da nossa cidade, reuniu-se um grupo de cerca de 50 pessoas neste evento, que contou com a participação da Vereadora da Coesão Social, que desejou aos presentes um Feliz Natal e fez votos de saúde e felicidade para o ano vindouro.

Com o mote “Natal 2022 no Centro Ocupacional da Lapa”, este serviço promoveu um conjunto de atividades para assinalar a época natalícia dos seus utentes. Assim, no dia 22 de dezembro, participaram numa Missa de Natal, na Igreja da Lapa, pelo Padre Nuno Rocha, seguindo-se um Almoço de Natal, no COL.

No âmbito desta programação, os utentes foram Cantar as Boas Festas nos Lares de Idosos existentes fora da sede de concelho da Póvoa de Varzim: Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar; Centro Social e Paroquial de Aguçadoura; Centro Social e Paroquial de Terroso e Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates. Além disso, os utentes da Lapa também foram Cantar as Boas Festas no Centro Ocupacional de Aver-o-Mar.

Através deste trabalho social de proximidade e em rede, consagrado no Plano Estratégico 2020-2030, o Município da Póvoa de Varzim promove o envelhecimento ativo, com o apelo à memória dos mais idosos, e reforça o sentimento de pertença à comunidade local.

Este trabalho de valorização e inclusão não se verifica apenas com a população sénior do nosso concelho, mas também com Pessoas em Situação de Sem Abrigo. Neste sentido, realizou-se no passado dia 20 de dezembro, um lanche de Natal para os utentes do Centro Ocupacional para a Inclusão (COI). Este convívio teve como objetivo proporcionar uma tarde divertida, alegre e de integração, que contou com animação musical de dois jovens, João e Margarida. Estiveram presentes nesta atividade natalícia 12 utentes do COI.