No dia 1 de fevereiro, às 15h00, realiza-se no Auditório Municipal uma sessão de esclarecimento de dúvidas no processo de acesso ao Ensino Superior, promovida pela Inspiring Future, em parceria com a Casa da Juventude.

Esta ação visa os jovens em condição de acesso ao ensino superior ou interessados na temática. As inscrições são gratuitas, limitadas e obrigatórias até 26 de janeiro, através do preenchimento do respetivo formulário.

Esta oportunidade de preparação dos mais jovens para o desafio que representa o seu futuro académico está em linha com a aposta do Município da Póvoa de Varzim na capacidade de inovação da juventude e na fixação de talento no concelho. Na última década, o Município teve um crescimento de 23% de jovens licenciados, mas, conforme defendeu o Presidente da Câmara Municipal  em reunião do Comité das Regiões Europeu, “o brain drain é um problema que queremos continuar a evitar”.

Exemplo disso mesmo é o investimento autárquico na criação de condições para fixá-los no concelho, como é o caso dos 12 milhões de euros na modernização das escolas, dos 150 mil euros em projetos de participação jovem e dos 26 milhões de euros previstos para a Estratégia Local de Habitação, que contempla a construção de 150 fogos habitacionais a custos controlados para jovens e do Prémio Póvoa iNOVA Academy, iniciativa criada para promover a transição de estudantes universitários ou recém-licenciados do concelho da Póvoa de Varzim para o mundo do trabalho.