“É Dreda ser Angolano” e “Mal Nascida” são os dois filmes a ser exibidos no âmbito do Correntes d’Escritas, em parceria com o Cineclube Octopus.

É dreda ser angolano

“É Dreda ser Angolano”, de Fazuma, é um documentário que em 2008 venceu o Prémio Melhor Documentário do Festival Internacional de Vídeo Musical – ViMus, que decorre na Póvoa de Varzim. A sua exibição tem lugar no dia 11, às 21h45, no Auditório Municipal.

Tudo começou com uma compilação musical criada para o África Festival, em Lisboa, pelo Conjunto Ngonguenha’s. As imagens gravadas para o videoclip dessa compilação resultaram em 13 cassetes. Assim, o que inicialmente era para ser apenas um video musical transformou-se num documentário. E a história segue: um dia em Luanda, capital de Angola, uma jovem democracia cresce após a guerra civil. Retrata-se esta realidade tendo como banda sonora uma rádio imaginária chamada Rádio Dreda, que passa Kuduro e um hip-hop “consciente”. Um documentário que é um tributo a todos os artistas que conseguem encontrar inspiração num país em mudança e contribuem, assim, para a criação de uma nova identidade angolana.

Ficha Técnica

Argumento: Toni, Das Krita King

Fotografia: Sista Clementina

Produção: Fazuma

mal nascida

No dia 12, também às 21h45 e no Auditório Municipal, é exibido “Mal Nascida”, um filme de João Canijo.

Um grito antes de ser um corpo, enlouquecido, maltratado e humilhado, sobrevive enlutada com a lembrança do crime e da traição da mãe, grita a sua dor inconsolável para não dar descanso nem paz aos assassinos do pai. Vive na esperança desesperada do regresso do irmão para cumprir a promessa de vingar o seu sangue.

Ficha Artística

Anabela Moreira – LÚCIA; Márcia Breia – ADELAIDE;
Fernando Luís – EVARISTO; Gonçalo Waddington – AUGUSTO; Tiago Rodrigues – JUSMINO

Ficha Técnica

Direcção Artística: José Pedro Penha Lopes

Assistente de Realização: José Maria Vaz da Silva

Montagem: João Braz

Som: Olivier Blanc, Ricardo Leal, Gérard Rousseau

Música: Gabriel Gomes

Imagem: Mário Castanheira

Argumento e Diálogos: João Canijo, Céline Pouillon, Mayanna von Ledebur

Produção: CLAP FILMES

Com o apoio financeiro de MC/ICAM – Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia & RTP – Radiotelevisão Portuguesa

Produtor : Paulo Branco

Realização: João Canijo