Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Banda da Armada deu concerto ao ar livre

No âmbito das comemorações do Dia da Marinha, realizou-se, ontem à noite, no Auditório da Lota, um Concerto da Banda da Armada. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente no evento.

Notícias

Banda da Armada deu concerto ao ar livre

Póvoa de Varzim, 19.05.2017

No âmbito das comemorações do Dia da Marinha, realizou-se, ontem à noite, no Auditório da Lota, um Concerto da Banda da Armada. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente no evento.

Ao longo dos tempos a Banda da Armada tem desenvolvido um trabalho de grande interesse público, tanto ao nível do cerimonial militar e do protocolo de Estado, como no âmbito cultural, onde tem realizado concertos por todo o território português e no estrangeiro. Tem-se pautado por uma constante evolução e inovação, como é exemplo a permuta de conhecimentos, ao incluir elementos exteriores ao seu quadro orgânico, nas suas apresentações públicas. Estão neste caso atuações conjuntas com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e vários grupos corais, assim como vozes e instrumentos solistas.

Fazem parte dos seus quadros alguns dos melhores instrumentistas da atualidade portuguesa e ao longo da sua história têm pertencido, e continuam a despontar nas suas fileiras, vários compositores de reconhecido mérito.

Atualmente, e desde 2010, a Banda da Armada é dirigida pelo maestro Capitão-tenente MUS Délio Gonçalves. 

Veja a fotogaleria.

No Largo do Passeio Alegre, entre as 10h00 e as 20h00, decorre até domingo, 21, uma exposição ao ar livre aberta ao público em geral. Visite e ficará a conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Marinha, em todas as suas vertentes.

Além de estarem expostos diversos veículos e meios usados em situações de combate, busca e salvamento, também há atividades desafiantes para todas as idades. Pode ainda experimentar o batismo de mergulho também disponível no local.

Paralelamente, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, decorrem batismos de mar - navegação no Porto de Pesca.

O ponto alto das celebrações está marcado para o Dia da Marinha, domingo dia 21 de maio. A cerimónia religiosa terá lugar na Igreja Paroquial Nosso Senhor dos Navegantes, às 9h00, em Vila do Conde e será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. No final da cerimónia, as altas entidades presentes, a saber, o Ministro da Defesa Nacional de Portugal, Azeredo Lopes, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Silva Ribeiro, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e a Presidente da autarquia de Vila do Conde, Elisa Ferraz, irão deslocar-se para a Avenida Infante D. Henrique, em Vila do Conde, para a cerimónia militar e desfile naval, a realizarem-se a partir das 11h00. 

Consulte o programa completo do Dia da Marinha aqui.