À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, caberá às Vozes transeuntes nas ruas da poesia lançar o evento, amanhã, 15 de fevereiro. Isaque Ferreira, João Rios, Renato Filipe Cardoso e Rui Spranger vão ao encontro das pessoas, no Mercado Municipal e artérias da cidade com uma leitura promenade pelas palavras dos nossos poetas.

Na terça-feira, 18 de fevereiro, abrem, nas Galerias Euracini2 (mesmo ao lado do Cine-Teatro Garrett), diversas exposições à espera de serem vistas e apreciadas até dia 23. Às 17h00, terá lugar, na sala principal do Garrett, a apresentação do projeto do filme O Sentido da Vida, com a presença do realizador, Miguel Gonçalves Mendes, e às 18h00, na Galeria Ortopóvoa, abre uma outra exposição intitulada A Figura em Movimento – Juarez Machado/ Serigrafias.

O Casino da Póvoa abre as suas portas para acolher a Cerimónia de Abertura, às 11h00, do dia 19 de fevereiro. Anunciados os vencedores dos Prémios Literários e lançada a Revista nº19, dedicada a Hélia Correia, o evento continua, às 15h00, no Cine-Teatro Garrett onde Álvaro Siza Vieira profere a Conferência de Abertura A Arquitetura e Outras Artes, seguida de conversa moderada por José Carlos de Vasconcelos.

As Mesas de debate e reflexão tem início às 17h30, do dia 19, prolongando-se até dia 22 às 15h00.

Ao longo dos quatro dias, não faltarão propostas a decorrer não apenas no Cine-Teatro Garrett, mas também nas Galerias Euracini2, em escolas, nas freguesias de Rates e Navais, na Fundação Dr. Luís Rainha, no Museu Municipal, na Casa Manuel Lopes, Universidade Sénior e no Diana Bar.

As Galerias Euracini2 vão acolher não apenas a Feira do Livro, mas Exposições, Lançamentos de livros, Correntes de Contar (sessões com alunos do 1º ciclo e famílias), pequenas conversas literárias e muitas outras conversas paralelas.

As Correntes d’ Escritas andam, constantemente, à procura de outros públicos, para levar e colher. As Correntes Itinerantes vão até à Universidade Sénior, e às freguesias de Rates e Navais.

Este ano, está de volta a iniciativa D’Escritas 1 Dia, que depois da experiência em 2017, bastante produtiva, resultou na publicação de um livro na edição de 2019. Voltarão a reunir-se 4 autores para trabalharem em conjunto, durante 1 dia, em espaços diferentes da Póvoa de Varzim que são, de alguma forma, traços distintivos da cidade. O Museu Municipal, a Casa Manuel Lopes e a Fundação Dr. Luís Rainha serão fontes de inspiração para que os autores criem textos que reflitam a experiência de trabalho conjunto.

Consulte o programa completo e acompanhe o 21º Correntes d’Escritas.

Uma vez mais, o evento promete abraçar toda a cidade…