Coube à escritora e psicóloga Gabriela Ruivo dar o pontapé de saída na conversa com a partilha de uma memória, das primeiras gargalhadas dos seus dois filhos, que, com apenas algumas semanas de vida, juntavam sons e sorrisos como memória de sons e palavras amarradas, ainda que subconscientemente.

Margarida Vale de Gato considera que não obstante amarradas, as palavras estão sempre “perfeitamente vivas” e é “oficio da tradutora não deixar as palavras morrer e prestar-lhes respiração boca a boca”. Para a autora e professora de Estudos Americanos e Tradução Literária, “o léxico e a sintaxe trazem consigo um modo de pensar” e, até por isso, “a inteligência artificial presta um fraco serviço aos leitores e à literatura quando se imiscui na comunicação literária”.

Dos livros para a música, Mafalda Veiga deu uma resposta literal ao desafio lançado pelo verso que deu o nome à Mesa 2. Um poema-canção, em que todas as suas palavras “celebram Abril e cantam o amor” e um local onde quase todas as palavras existem com “a paixão digna de uma revolução” e de um poema que “intemporal”. O escritor João Tordo optou, igualmente, por homenagear este verso cantando uma pequena canção sobre palavras amarradas, porque a música é um excelente auxiliar para quando todos estamos “cansados das palavras amarradas à realidade imutável e permanente”.

O Correntes d’Escritas continua, hoje, com três Mesas, lançamentos de livros, Conversas Correntes com Hélder Macedo, exposições, teatro e cinema, entre muitas outras iniciativas presentes no riquíssimo programa deste nosso festival literário. Veja todas as fotos das iniciativas desta edição aqui.

De modo a permitir que todos os cidadãos tenham acesso à programação do Correntes d’Escritas, em plenas condições de igualdade e de inclusão, esta edição contará com um intérprete de Língua Gestual Portuguesa em cada Mesa, resultante de uma parceria entre Município e a Associação de Surdos do Porto. Para os que não tiverem oportunidade de assistir presencialmente, os vídeos completos ficam disponíveis no canal do YouTube da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Acompanhe todas as notícias relativas à 25.ª edição do Correntes d’Escritas aqui e consulte o programa aqui. A entrada é livre.