Depois de ter sido lançado em Rates, no final do ano passado, o livro viajou até à Póvoa de Varzim para se dar a conhecer ao público da cidade.

Abel Carriço transmitiu que com a publicação deste cancioneiro “se concretiza o propósito de salvaguardar e perenizar uma parcela da tradição musical de Rates, passando-a do património oral para o património literário-musical. Este registo gráfico, um elemento preservador do património, torna-se facilitador da leitura e da execução interpretativa, e um transmissor da tradição musical que também retrata a sociedade local, enriquecendo a sua riqueza patrimonial. Desta maneira, mais facilmente se garantirá a «sustentabilidade» das vozes que cantam, sem tempo, uma memória coletiva que se pretende imortal”.

Referiu ainda que o livro “é uma oferta cultural ao povo que canta as «Cantigas das desfolhadas ou do linho e das Reisadas», pois encontrou na música uma das formas mais puras para exprimir a sua identidade”.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro da Cultura, Luís Diamantino, esteve presente nesta cerimónia de apresentação.