Passar para o conteúdo principal

No passado sábado, 5 de maio, arrancou, em São Pedro de Rates, o XIII Ciclo de Música Sacra.

O Ciclo começou, na Igreja Românica de Rates, com o Encontro de Coros Paroquiais, sendo apresentada a música que anima as liturgias no Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, com a participação dos seguintes grupos: Grupo Coral Paroquial de Balasar – Póvoa de Varzim; Grupo Coral Paroquial da Lapa – Póvoa de Varzim; Grupo Coral Paroquial de Laúndos – Póvoa de Varzim e Grupo Coral Inter-Paroquial de Arcos e S. Pedro de Rates – V. Conde/Póvoa de Varzim. Este primeiro momento do evento contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, e Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Paulo João Silva.

Neste mesmo dia, teve início o IX Curso de Música Sacra, que se estende ao dia 19 de maio e que contém Liturgia, Técnica Vocal, Direção Coral e Órgão Litúrgico, tendo como dinamizadores o Dr. João M. Duque (Palestrante – A música na liturgia de hoje); Dr. Emanuel Pacheco (Direção Coral/Técnica Vocal) e Prof. José Carlos Azevedo (Organista).

No domingo, 6 de maio, às 18h00, no Núcleo Museológico de Rates, o Professor José Maria Pedrosa proferiu a Conferência intitulada “Contexto e conteúdo musical do XIII Ciclo de Música Sacra”.

Às 18h30, na Igreja Românica, o “Na Rota do Peregrino” Ensemble apresentou “Sons da espiritualidade cristã no período medieval“.

“A Música Sacra num contexto coral nacional e europeu” será o mote, a 12 de maio, às 21h30, para as atuações dos seguintes grupos: Coro Polifónico de Amarante, Orfeão de Guimarães e Capela Marta – Póvoa de Varzim.

No domingo, 13 de maio, às 18h30, terá lugar a atuação dos mais novos, os Pequenos Cantores de Esposende, Pequenos Cantores de Vieira do Minho e Pequenos Cantores da Escola de Música da Póvoa de Varzim, sob o tema “A frescura sagrada no canto juvenil”. No domingo seguinte, dia 20, também às 18h30, Eva Braga Simões, soprano, Hugo Sanches, tiorba e alaúde e Carmina Repas Gonçalves, viola da gamba apresentam “Música e religião do renascimento ao barroco”.

A 25 de maio, sexta-feira, às 21h30, o Ensemble Instrumental – Ciclo XIII vai apresentar “A música sacra na vivência poveira”, dando a ouvir músicas de Josué Trocado e Arnaldo Moreira.

O Ciclo termina a 27 de maio, domingo às 18h30, com o mote “Maria, Mãe dolorosa e Mãe gloriosa” por Ensemble Instrumental de Cordas e Sopros – Ciclo XIII e Coral “ENSAIO” da Escola de Música da Póvoa de Varzim, com Direção Musical de José Abel Carriço.

Tópicos
Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.