O dia de ontem, 15 de setembro, começou com um Passeio da Lancha que contou com a participação do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino.

Ao final da tarde, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto tiveram lugar várias atividades integradas nas comemorações, que contaram, uma vez mais, com a presença de Luís Diamantino e do Mestre da Lancha, Manuel Agonia, e ainda do Presidente da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira, e de Paulo Neves, do Clube Naval Povoense.

Houve a  Sessão Filatélica, com a aposição do carimbo e do selo comemorativos num postal editado em parceria com a Associação Poveira de Colecionismo.

A seguir realizou-se a sessão evocativa do bota abaixo da Fé em Deus, com o visionamento do filme desse evento registado há 15 anos e com a partilha de testemunhos de quem esteve envolvido nesse momento inesquecível.

Libânia Feiteira Ferreira voltou a declamar a Ladainha das lanchas, tal como fez há 25 anos.

Foi ainda aberta a Exposição de miniaturas de embarcações em madeira feitas pelo Mestre da Fé em Deus, Manuel Agonia. São réplicas de embarcações que fazem parte do seu espólio e que estão ligadas à sua vida como marítimo.

As lanchas poveiras são embarcações de pesca tradicional de origem secular e desapareceram nos anos 50 do século passado. Em 1991 foi construída esta réplica da Fé em Deus, respeitando as normas e os modelos tradicionais e, desde então, esta embarcação tradicional tornou-se numa verdadeira escola da memória e um símbolo maior da Póvoa de Varzim.

A exposição de Manuel Agonia estará patente na Biblioteca Municipal até 30 de setembro.