Datada de 1859, esta tragédia romântica, escrita por Manuel Alberto da Guerra Leal, um oficial da Marinha destacado na Póvoa de Varzim, conta a história de um casal apaixonado. João, pescador, e Inês, uma simples mulher, reencontram-se 20 anos depois do naufrágio do primeiro, que se julgava morto. O final feliz só é possível graças a um anel que muda os acontecimentos e prova a identidade do “amor perdido” entre os dois.

A Vereadora do Turismo, Lucinda Amorim, e o Presidente da União das Freguesias, Ricardo Silva, marcaram presença no evento de lançamento da iniciativa pensada com o propósito de reinventar o anel que figura do livro. O desafio foi lançado às ourivesarias locais, em vésperas do Dia dos Namorados, e foram nove as que aceitaram o repto de criar uma peça especial, através da interpretação do romance.

O “anel do romance poveiro”, elaborado em prata ou ouro e com inspirações originais, está agora à venda nos estabelecimentos aderentes: ourivesarias Isabel Joias, Maio Sá, António Augusto e Filhos, Relojoaria da Póvoa, Onix, Tavares Araújo, João Paulo, Barbosa e Milhazes.

Quem adquirir o anel, recebe gratuitamente o livro. Este último está também à venda separadamente, por cinco euros, na Loja Social da União das Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, revertendo toda a receita da venda do mesmo a favor do Instituto Madre Matilde.