No Posto de Turismo, o Vice-Presidente da Câmara Municipal e a Vereadora do Pelouro do Turismo estiveram presentes na abertura da exposição “A Caminho de Santiago pela Póvoa de Varzim”, que estará patente até 24 de agosto. Esta mostra visa celebrar o esforço, a fé e a dedicação dos peregrinos que, ao longo dos últimos anos, percorreram o nosso concelho, reunindo fotografias de quem já fez o Caminho de Santiago e fez questão de registar a sua passagem pela Póvoa de Varzim.

Luís Diamantino e Lucinda Amorim fizeram questão de marcar presença, igualmente, no Núcleo Museológico da Igreja Românica de Rates para a inauguração do Espaço de Informação ao Peregrino. Nesse local, encontra-se em exposição “São Pedro de Rates – Santiago”, uma coleção particular de Paulo Sá Machado, escritor portuense que se dedica à investigação histórica e a estudos sobre gastronomia e filatelia.

O Município da Póvoa de Varzim, enquanto destino turístico de excelência do noroeste peninsular, tem vindo a apostar no aumento de peregrinos na nossa região através da promoção do contacto direto com a natureza, dando a conhecer os nossos campos masseira e, ainda, funcionando como elemento atrativo para o turismo religioso e ambiental.

Recorde-se o investimento autárquico de 6 milhões de euros na rede de 42 km de ecovias e passadiços, assim como o financiamento de 60 mil euros na requalificação do Albergue de Aguçadoura, que desde o ano passado oferece aos visitantes 24 camas, uma vista única sobre o mar e uma zona exterior aprazível, composta por uma esplanada e um espaço para armazenar bicicletas.