Sublinhando a “elevada importância deste setor, através da produção leiteira ou hortícola”, fundamental para a “criação de riqueza e emprego”, Aires Pereira manifestou preocupação com “os desafios do futuro” e ao nível da implementação de “adaptações nas explorações em questões de bem-estar animal, que irão levar a um aumento substancial das áreas e obrigar a alterações nos Planos Diretores Municipais”.

Para o Presidente da Câmara as “questões ambientais não devem ser olhadas como um obstáculo para o desenvolvimento agrícola”, mas sim como mais um complemento para a promoção da qualidade. Para tal, Aires Pereira destacou a necessidade da certificação dos produtos, “proteger o que é local e ultrapassar a burocracia quando está em causa a valorização dos nossos produtos e uma ajuda decisiva para que os nossos produtores tenham uma nova linha de escoamento e de valorização do que fazem melhor”.

Recorde-se, que o Município da Póvoa de Varzim tem vindo a investir na valorização dos recursos e produtos locais, visível através da criação de projetos como A Póvoa Marca, promovido no âmbito da certificação da qualidade de produtos hortícolas do concelho – “Cebola da Póvoa”, “Couve Penca da Póvoa” e “Tomate Coração de Boi da Póvoa”.

Em linha com as preocupações ecológicas e ambientais, a Ministra da Agricultura e da Alimentação considera fundamental que “ninguém fique para trás”, e, para tal, o caminho é a procura por “sistemas alimentares mais sustentáveis, com uma redução da nossa pegada ecológica”. Na sua intervenção, Idalino Leão destacou a importância de “fazer justiça ao papel do setor cooperativo”, que funciona como “polo agregador de riqueza para as regiões e fixação de pessoas no território”.