O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, esteve presente na sessão.

“Dedicado a Natália de Andrade: 1982, brilhos e feixes de luz com múltiplas cores, um candeeiro lustroso brilhando cristal, um olhar televisivo que se aproxima devagar, em crescendo, um apresentador, Júlio Isidro, que anuncia o que se segue, um ligeiro equívoco no título que assegura que tudo o que está a acontecer é coerente e se justifica, uma plateia de tintins e milus florescendo de negro que aplaude entusiasmada, um piano que espera em antecipação, braços junto ao corpo, que prepara um tango trôpego. De repente, começa-se a sentir o rufar imaginário dos tambores, em crescendo. O apresentador sai de cena, o plano da câmara que se enche e aproxima, ouvem-se os primeiros acordes seguros de piano, a convidar, mão estendida no ar à espera. Ei-la. No centro. Natália de Andrade. Surgindo do meio da neblina dourada dos holofotes, Lançando os braços para o alto. Cantando perante a chuva de pétalas que lhe vai caindo na boca. A constante chuva de pétalas que lhe vai caindo na boca”. (Tiago Madaleno)

“Karaoke é um projeto conjunto de Rafael Yaluff com Bruno Lança, Ana Brito, José Pinto e Tiago Madaleno. Nasce como parte do desafio de usar vidro e pela minha vontade de pintar. São três pinturas sobre a cidade e seus líquidos. E são três esculturas sobre a ficção científica e a transfusão. O Karaoke é uma interpretação, aqui oferecemos, oxalá, a música, e se tudo resultar ao menos poderá vir e cantar uma canção”. Rafael Yaluff

As residências artísticas No Entulho visam a pesquisa, produção artística e partilha do respetivo trabalho desenvolvido nas instalações da OTIIMA ArtWorks, num ambiente rural-industrial, longe dos centros artísticos. Os cinco artistas residentes desta primeira edição foram desafiados a intervir, criar ou modificar materiais que estão inutilizáveis nesse espaço  o chamado entulho. Estão disponíveis ferro, aço, vidro ou alumínio, matérias-primas às quais se juntam espaços e meios vocacionados para a produção, seja em pequena, média ou grande escala. Parte-se assim de uma política de reutilização para então transformar matéria destinada à sua acumulação sem finalidade em matéria de valor.