Mário Lúcio e Karyna Gomes encantaram o público do Correntes d’Escritas na noite de ontem.

Mário Lúcio é uma das figuras mais reconhecidas da cena cultural e musical cabo-verdiana, tanto local como internacionalmente. É o escritor mais premiado do país internacionalmente, o poeta que marca a viragem na nova poesia cabo-verdiana com o livro Nascimento de Um Mundo, um dos mais conceituados pensadores da sua geração, o autor do Manifesto a Crioulização, a obra mais atual sobre o fenómeno da Crioulização no mundo.

Compondo nos principais estilos de música de Cabo Verde, como Morna, Funaná, Batuque e Coladeira, as músicas e arranjos assinados por Mário Lúcio encontram-se numa grande variedade de álbuns. 

A permanente pesquisa de Mário Lúcio e a perfeição que empresta aos seus trabalhos, dão à música tradicional cabo-verdiana um novo ar de modernidade, poesia e originalidade, o que é evidente nos 9 álbuns que lançou desde 1995.

Mário Lúcio apresentou-se na companhia de Karyna Gomes, cantora e compositora. Filha de pai guineense e mãe cabo-verdiana, Karyna nasceu em Bissau, cidade pequena e harmoniosa da África ocidental onde também cresceu a ouvir música tradicional, música urbana local e ritmos de todo o mundo. Considera que a sua musicalidade está enraizada nos convívios de quintal, típicos das sociedades mestiças dos trópicos e do hemisfério sul e que é influenciada pela sua vivência em três continentes – África, América Latina e Europa. 

A cantora guineense Karyna Gomes começou a cantar em 1997, no Brasil, quando se mudou para o continente americano para fazer um curso de jornalismo.

Acompanhe o Correntes d’Escritas. Consulte o programa completo.