Passar para o conteúdo principal

Além das Mesas, esta 25.ª edição do Correntes d'Escritas tem tido várias iniciativas paralelas. É o caso das Oficinas, que voltam a ter plano de destaque nesta edição do Encontro Ibérico de Escritores, diariamente, às 16h45, na Biblioteca Municipal, Arquivo Municipal e Diana Bar. A sessão de encerramento terá lugar no sábado, a partir das 16h30.

E, como não poderia deixar de ser, das Correntes Itinerantes, que se alastram para fora dos muros da cidade da Póvoa de Varzim, com alguns dos maiores nomes da literatura nacional e internacional a visitarem, diariamente, todas as freguesias do concelho.

É o caso, também, do Encontro de Tradutores, que se realizam na Fundação Dr. Luís Raínha, esta quinta e sexta-feira, com presença confirmada de Rui Zink, Rita Ray, Sandra Tamele, Daniel Hahn, Michael Kegler, Manuel Alberto Valente, Harrie Lemmens, Sara Gutiérrez, Gonçalo M. Tavares e José Eduardo Agualusa.

O dia de hoje terá mais lançamentos de livros no Cine-Teatro Garrett, nova atuação n´A Casa, a poesia gravada em vinil dos “Discos não pedidos”, na garrafeira A Tua Vinharia, Conversas Correntes com Bruno Vieira Amaral, Joana Bértholo, às 19h30, e com Valter Hugo Mãe, às 21h30.

Antes disso, e voltando ao palco do Cine-Teatro Garrett, terminou há pouco a Mesa 7 sobre o verso Não hei-de morrer sem saber qual a cor da liberdade, do poema Quem a tem…, de Jorge de Sena. Ana Margarida de Carvalho, Antônio Torres e Manuel Abrantes foram os ilustres convidados desta sessão, moderada por Renato Filipe Cardoso.

Antônio Torres iniciou o debate enviando “25 abraços para o Festival e 50 foguetes para os Capitães de Abril”. Na sua reflexão, Ana Margarida de Carvalho ressaltou que “a guerra é sempre a única vencedora da guerra” e Manuel Abrantes, ao ver a sala completamente lotada, recomendou uma visita ao Correntes d’Escritas a todos os que “pensam que ler e escrever são atos isolados”. Veja todas as fotos da Mesa 7 aqui.

De modo a permitir que todos os cidadãos tenham acesso à programação do Correntes d’Escritas, em plenas condições de igualdade e de inclusão, esta edição contará com um intérprete de Língua Gestual Portuguesa em cada Mesa, resultante de uma parceria entre Município e a Associação de Surdos do Porto. Para os que não tiverem oportunidade de assistir presencialmente, os vídeos completos ficam disponíveis no canal do YouTube da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Acompanhe todas as notícias relativas à 25.ª edição do Correntes d’Escritas aqui e consulte o programa aqui. A entrada é livre.

Receba todas as informações, notícias e convites que a Póvoa de Varzim tem para si.