Localizada na Póvoa de Varzim, desde 1938, esta é a primeira conserveira de Portugal a conseguir posicionar-se no mercado por forma a ultrapassar, ainda este ano, os 100 milhões de euros de faturação. Com uma longa relação de grande articulação com a autarquia – reflexo das várias visitas institucionais e da recente participação no nosso III Congresso Empresarial – esta empresa tem ajudado a levar o nome e a identidade do nosso concelho além fronteiras.

Foi neste sentido que o Administrador da fábrica “A Poveira” agradeceu todo o apoio e disponibilidade demonstrada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim enquanto agente desburocratizador e facilitador do investimento no concelho; exemplo disso mesmo é, tal como mostrou António Cunha, a ampliação das atuais instalações na Zona Industrial de Laúndos.

Encontra-se a ser ultimado um acordo entre a Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixes (ANIPC), na qual a fábrica “A Poveira” tem representação, e a Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (ANOPCERCO), com vista a garantir que um terço da captura de sardinha portuguesa se destina à transformação pela indústria conserveira. Por fim, e em linha com a aposta da Câmara Municipal na certificação dos produtos hortícolas locais (“Cebola da Póvoa”, “Couve Penca da Póvoa” e “Tomate Coração de Boi da Póvoa”), está também a ser concluído o processo de certificação MSC que irá, em breve, valorizar ainda mais a nossa sardinha.