Na sessão será feita a leitura de O Catitinha, de Manuela da Costa Ribeiro, um livro que nos fala de uma personagem típica da Póvoa de Varzim.

De seguida, realiza-se uma Oficina de ilustração, em que Cláudia Ribeiro irá trabalhar com as crianças a ilustração do texto anteriormente apresentado.

Nos últimos dias tem sido muita a afluência ao certame. O folhear de páginas tem sido habitual no Largo do Passeio Alegre, intervalado pela animação preparada para o público. Adultos e crianças têm passado bons momentos na Feira do Livro.

A tarde da última sexta-feira deu oportunidade às marionetas de cativarem o público mais novo. A animação esteve a cargo da Companhia Boca de Cão – teatro de rua e formas animadas, que nos trouxe o espetáculo Agostinho e Felicidade.

O sábado foi dedicado a Luísa Dacosta, com os momentos para evocar a escritora que tanto apreciava a nossa terra e o nosso mar.

Pelas 10h30, familiares de Luísa Dacosta embarcaram na marina, a bordo da Lancha Poveira, cumprindo o seu desejo de evocar a memória da escritora. A embarcação navegou até um local previamente indicado pela escritora ao Mestre da “Fé em Deus”. Aí, Aurelino Costa leu textos de Luísa Dacosta e foram lançadas flores ao mar.

Da parte da tarde, com início às 18h00, no Diana Bar realizou-se outro momento cultural evocativo. Luís Diamantino e Conceição Nogueira, Vice-Presidente da autarquia poveira e diretora do “Póvoa de Varzim – Boletim Cultural”, respetivamente, partilharam alguns momentos de partilha da vida da autora de “A-Ver-O-Mar”, referindo também aspetos importantes da sua obra, muitos deles relacionados com a Póvoa de Varzim e suas gentes.

Luís Diamantino sublinhou que este foi “um dia muito importante para a Feira do Livro, com o lançamento do livro póstumo da autora que nos deixou recentemente e que também faz parte da memória da nossa cidade”.

Na sessão foi apresentado o livro O Ratinho Poeta, com intervenções de Vítor Silva Mota (ASA/LEYA), da ilustradora Cristina Valadas e da professora Manuela Ramos (da Escola EB 2,3 de Beiriz).

O Ratinho Poeta, uma história infantil escrita por Luísa Dacosta em 1980, permaneceu inédita até que a reencontrou em 2012, quando organizava mais uma etapa da oferta do seu espólio à Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim. Apesar de ter inicialmente orientado este projeto editorial com o editor, Luísa Dacosta não chegou a vê-lo finalizado, tratando-se por isso de uma edição póstuma, agora apresentada publicamente na Feira do Livro da Póvoa de Varzim.

A sessão contemplou ainda uma apresentação de poemas de Luísa Dacosta cantados por Ivo Flores.

A terminar, houve momento de familiares e amigos para recordarem, na primeira pessoa, a autora de “Morrer a Ocidente”, entre muitas outras obras.

A música também combina com os livros e foi com êxito que a Banda Musical da Póvoa de Varzim apresentou ontem à noite um concerto. Dirigida por Paulo Veiga, a Banda Musical apresentou as interpretações: Palha Blanco – Afonso Alves; Tannhauser – Richard Wagner; El Camiño Real – Alfred Reed; Czardas – Vittorio Monti; Pop Hit – Luís Cardoso; Retalhos do Minho – Valdemar Sequeira; Marchas Célebres – Jorge Salgueiro.

A Feira do Livro da Póvoa de Varzim está aberta, no Passeio Alegre, das 16h00 às 24h00, exceto no dia 15 de agosto, que abre mais cedo, às 14h00. Consulte o programa.