Realizado com o esforço e dedicação do Grupo Tricanas Poveiras, da Paróquia da Matriz, dos Leões da Lapa, da Juvenorte, do Varzim Sport Club e da ACD Mariadeira e GRC Regufe, o Póvoa ao Ar Livre trouxe uma dinâmica alternativa de verão à Póvoa de Varzim, assente no convívio, na tradição e nos valores familiares reunidos à mesa.

Todas as coletividades contribuíram para um verão com mais animação, mais oferta e mais brilho, numa parceria com a Câmara Municipal, que se revelou fundamental para o incremento do turismo na cidade, numa altura em que a Póvoa de Varzim recebe mais de 150 mil pessoas.

O verão poveiro foi especialmente quente e agradável. Com o tempo convidativo a passeios à beira-mar, noite dentro, as seis festas excederam as melhores expectativas da organização e raro foi o dia em que não se verificou uma grande enchente nas festividades, recebendo de cada vez milhares de visitantes.

O ponto de partida para o Póvoa ao Ar Livre foi dado pelo Grupo Tricanas Poveiras, que ofereceu três dias recheados de festa e animação à cidade, entre 22 e 24 de julho. Os Grupos de Fados de Coimbra e Lisboa, a Tuna Dino Seniores, Francisco Nova e o Padre Guilherme asseguraram o espetáculo musical, mas o grande destaque do 3º Arraial Poveiras foi o Encontro de Danças e Cantares Costa Verde. O Desfile Etnográfico partiu da Avenida dos Banhos em direção ao Passeio Alegre e deu o mote para as atuações de vários grupos folclóricos, incluindo “as Tricanas Poveiras”, que deram ainda mais sabor à festa popular e à celebração dos 23 anos da coletividade.

A Paróquia da Matriz organizou a segunda etapa do evento, com a realização da 3ª Festa da Francesinha Colegial, entre 29 e 31 de julho. Depois do sucesso das duas edições anteriores, a festa deste ano replicou o formato de sucesso, adicionando algumas surpresas artísticas que muito agradaram aos visitantes. Ana Oliveira, Rui Nova, Jorge Amado, DJ Vaz e Markes Brasil foram alguns dos nomes que acrescentaram uma pitada de música ao sabor das francesinhas. Várias empresas poveiras e dezenas de voluntários associaram-se à Paróquia da Matriz na produção em massa da célebre iguaria.

Os Leões da Lapa só mudaram o prato do menu principal, porque o sucesso da tradicional Festa do Mar prosseguiu. De 5 a 7 de agosto, os sabores do mar foram a estrela no Auditório da Lota. A sardinha assada, a caldeirada de peixe, o carapau com molho de escabeche, o polvo cozido e a sapateira recheada foram alguns dos petiscos que juntaram os poveiros à mesa na 9ª edição da Festa do Mar. Os Leões da Lapa ofereceram à cidade um regresso ao S. Pedro, através das Rusgas do Bairro Sul. O Rancho Tricanas da Lapa e as suas “modinhas poveiras” divulgaram os usos e costumes poveiros e deram um sabor mais tradicional ao Póvoa ao Ar Livre, o que foi acolhido com forte entusiasmo pelos milhares de visitantes.

A quarta etapa do Póvoa ao Ar Livre ficou a cargo da Juvenorte, que apresentou a Festa da Sardinha, de 12 a 15 de agosto. Foram quatro dias especiais, animados pelos Ranchos Folclóricos Poveiro, Caxineiro e de Aver-o-Mar, por Manuel Moura e pelos Duo Glamour. O ponto alto foi o feriado nacional de segunda-feira, 15 de agosto. No dia das Festas a Nossa Senhora d´Assunção, a adesão à iniciativa foi tão grande que a organização foi “forçada” a abrir para jantar, ao contrário do que estava inicialmente previsto, e assim encher a Lota pela quarta noite consecutiva.

O desporto também foi celebrado no Póvoa ao Ar Livre. O Varzim Sport Club, uma das grandes bandeiras desportivas do município, celebrou o fervor clubista dos seus sócios e simpatizantes no Auditório da Lota, com a realização do IV Convívio Varzinista, de 19 a 21 de agosto. Em ano histórico de centenário do clube, foram servidas uma grande variedade de petiscos aos milhares de visitantes, incluindo sardinhas assadas, bifanas e francesinhas. As iguarias foram acompanhadas pelo som de uma infinidade de grandes artistas musicais, casos de Ricardo Grácio, Helena Fernandes, Sílvia Baptista, Carlos Verde, Adriana Paquete, Neno, entre muitos outros.

O ponto final neste verão com vida foi dado pelos Sabores de Verão, uma estreia conjunta da ACD Mariadeira e do GR Regufe. De 26 a 28 de agosto, os visitantes puderam saborear as melhores carnes e grelhados, bifanas no pão, caldo verde, rabanadas à poveira, queijadas, entre outras maravilhas culinárias. Noé Gavina, Domingos Moça, Rui Nova, Ana Oliveira e os DJs Chico Canossa e B. Lux garantiram 3 dias de animação, confraternização e boa disposição entre todos os presentes, finalizando o Póvoa ao Ar Livre com chave de ouro.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim agradece aos milhares de visitantes que encheram o Auditório da Lota, semana após semana, e saúda todas as entidades participantes neste evento. O município congratula-se por todo o empenho e energia despendida pelos membros das sete coletividades poveiras, pois só assim seria possível que as seis festividades englobadas no Póvoa ao Ar Livre – Verão conVida terminassem todas num retumbante sucesso.