Correntes d'Escritas, "uma festa contínua da palavra"
Póvoa de Varzim, 25.02.2013 - Terminou, no passado sábado, a expedição pelo mundo das letras que, durante três dias, conduziu, pelos mais variados e inebriantes itinerários, um público apaixonado. Um reencontro que, pelo 14º ano consecutivo, reuniu, na Póvoa de Varzim, a família Correntes d’Escritas com elementos vindos um pouco de todo o país e de fora dele.
São os pequenos pormenores que nos hão de levar à vitória
Póvoa de Varzim, 23.02.2013 - A Luís Diamantino, Vereador da Cultura da Póvoa de Varzim, coube, em todas as edições, a tarefa de dizer “até para o ano”, na Sessão de Encerramento do Correntes d’Escritas. Hoje não foi diferente: “há catorze anos que vocês têm de me aturar, há catorze anos que faço este encerramento, ou melhor, este intervalo.
"Ruínas" inspiram escritores do Correntes d'Escritas
Póvoa de Varzim, 23.02.2013 - As Ruínas e as diferentes perspetivas de as interpretar dominaram a última mesa do Correntes d'Escritas, com o Auditório Municipal a abarrotar, na tarde deste Sábado. Tudo porque os escritores interpretaram o mote da autoria de Manuel António Pina: "do que podia ter sido restam ruínas".
Emoção, intriga, suspense nos últimos livros apresentados ao final da manhã
Póvoa de Varzim, 23.02.2013 - Quatro novas obras literárias apresentadas, ao final da manhã, na Casa da Juventude: A Marca do Herege de Susana Fortes; A Paixão de K, de Miguel Miranda; A Praia dos Afogados, de Domingo Villar e Travessia por Imagens, de Manuel Rui.
A importância do texto, na 6ª Mesa do Correntes
Póvoa de Varzim, 23.02.2013 - A 6ª e penúltima mesa do Correntes d’Escritas reuniu, esta manhã, Andréa del Fuego, Cristina Carvalho, Jaime Rocha, João Tordo, Joel Neto e Possidónio Cachapa.
Rui Zink ‘grandolizado’ na 5ª Mesa de reflexão do Correntes
Póvoa de Varzim, 23.02.2013 - O bom humor e a descoberta de novos termos linguísticos foram a consequência de reunir escritores a falar sobre “desse país arranquei todos os cravos”, o tema da 5ª mesa de debate do Correntes d’Escritas, que decorreu no Auditório Municipal, na noite de sexta-feira.
Mais três livros lançados no Correntes d'Escritas
Póvoa de Varzim, 23.02.2013 - Num dia cheio, entre debates, No Labirinto do Centauro, de Rui Vieira, Passageiro do Fim do Dia, de Rubens Figueiredo e Tão Longo Amor, Tão Curta a Vida, de Helder Macedo, foram as obras apresentadas, ontem à tarde, na Casa da Juventude.
Que serei eu sem as palavras?
Póvoa de Varzim, 23.02.2013 - A língua portuguesa foi ouvida com diferentes musicalidades, ontem à tarde, na 4ª Mesa, dedicada ao tema “e eu já nada sei soprar sobre as palavras”, uma frase retirada do livro De Amore, de Armando Silva Carvalho.
Humor e emoção na 3ª Mesa do Correntes, esta tarde
Póvoa de Varzim, 22.02.2013 - Aurelino Costa, Ivo Machado, José Mário Silva, Lauren Mendinueta, João Luís Barreto Guimarães e Vergílio Alberto Vieira foram os protagonistas da 3ª Mesa do Correntes d’Escritas, que decorreu esta tarde, no Auditório Municipal. Moderada por Francisco José Viegas, teve como ponto de partida o verso de Ferreira Gullar “só o que não se sabe é poesia”.
Carmen Dolores, António Mega Ferreira e Almeida Faria apresentam livros
Póvoa de Varzim, 22.02.2013 - Carmen Dolores, António Mega Ferreira e Almeida Faria apresentaram, esta manhã, os livros No palco da memória, Cartas de Casanova e A Paixão.
A escrita é criação, intervenção e fruição. Esta manhã na Escola Secundária Eça de Queirós
Póvoa de Varzim, 22.02.2013 - Os escritores Helder Macedo, Inês Pedrosa e Richard Zimler passaram quase três horas - sendo que estes encontros costumam durar cerca de hora e meia- a “dialogar” com alunos do 11º e 12º ano da Escola Secundária Eça de Queirós, num encontro emocionante sem que ninguém quisesse acabar.
A poesia é uma arma mortífera para os ditadores
Póvoa de Varzim, 22.02.2013 - “De que armas disporemos, se não destas que estão dentro do corpo.” Esta frase é de Hélia Correia, na obra A Terceira Miséria, vencedora do Prémio Literário Casino da Póvoa, e foi o tema da 2ª Mesa do Correntes d’Escritas. Luís Cardoso, Jesús del Campo, Helena Vasconcelos, Maria Teresa Horta e Miguel Miranda foram os escritores participantes.