Na Fundação Dr. Luís Rainha, Isabel Rio Novo tem a seu cargo a oficina “O espaço e a escrita”. A ministrar a sessão relativa a “Imagem, texto e narrativa”, no Diana-Bar, está Possidónio Cachapa.

O escritor, argumentista, realizador e professor universitário, natural de Évora, considera fundamental adaptar o conteúdo ensinado nestas oficinas de escrita com “as questões mais práticas do terreno”, sem ignorar o papel das novas tecnologias na aprendizagem, pois, “atualmente, é possível explorar, criar arte e fazer documentários apenas com a tecnologia que temos ao nosso alcance”.

Dando corpo ao slogan da iniciativa, “a aprender é que se ensina”, Possidónio Cachapa realça a importância de todos estarmos abertos a “uma auto-avaliação honesta”, que permita uma análise fiel dos defeitos e qualidades de cada um, porque “nós somos para lá daquilo que somos”.

Isabel Rio Novo entende que “o sucesso de uma oficina como esta passa pela prática constante da leitura e escrita, através da partilha dos resultados dos trabalhos de todos os envolvidos”.

A autora portuense, doutorada em Literatura Comparada, considera essencial vencer as barreiras colocadas pelas nossas próprias inibições, tendo exemplificado com a sua própria experiência enquanto “jovem introvertida, que não sabia dizer uma piada numa festa” e que encontrou “refúgio na escrita”.

Estas duas sessões para professores-bibliotecários têm continuidade hoje, entre as 16h00 e as 19h00, no Diana-Bar e na Fundação Dr. Luís Rainha. O “Correntes em Rede”, realizado em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, prossegue amanhã e na sexta-feira, no mesmo horário, com as oficinas “Escrever e contar”, no Diana-Bar, “Escrita e o Corpo”, na Sala de Aquecimento do Cine-Teatro Garrett, e “Oficina mista: literatura, música”, nas instalações da Universidade Sénior. João Tordo, Isabel Bezelga e Ana Margarida de Carvalho estarão a cargo das três sessões, respetivamente.

A segunda edição da iniciativa finda na sexta-feira, às 19h00, com a realização da Sessão Plenária, que irá contar com as presenças de Luís Carmelo, Filomena Alves e do Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.

Não perca pitada do 21º Correntes d’Escritas. Acompanhe o grande evento no portal municipal e no facebook e não deixe de consultar o programa completo.