O Diana Bar e a Fundação Dr. Luís Rainha acolhem as duas oficinas inaugurais do curso de formação “Correntes em Rede”, realizado no âmbito do 21º Correntes d'Escritas. Para que todos possam participar ativamente em ambas as sessões, os professores-bibliotecários foram separados em dois grupos alternados, entre ontem e hoje.
Na Fundação Dr. Luís Rainha, Isabel Rio Novo tem a seu cargo a oficina “O espaço e a escrita”. A ministrar a sessão relativa a “Imagem, texto e narrativa”, no Diana-Bar, está Possidónio Cachapa.
O escritor, argumentista, realizador e professor universitário, natural de Évora, considera fundamental adaptar o conteúdo ensinado nestas oficinas de escrita com “as questões mais práticas do terreno”, sem ignorar o papel das novas tecnologias na aprendizagem, pois, “atualmente, é possível explorar, criar arte e fazer documentários apenas com a tecnologia que temos ao nosso alcance”.
Dando corpo ao slogan da iniciativa, “a aprender é que se ensina”, Possidónio Cachapa realça a importância de todos estarmos abertos a “uma auto-avaliação honesta”, que permita uma análise fiel dos defeitos e qualidades de cada um, porque “nós somos para lá daquilo que somos”.
Isabel Rio Novo entende que “o sucesso de uma oficina como esta passa pela prática constante da leitura e escrita, através da partilha dos resultados dos trabalhos de todos os envolvidos”.
A autora portuense, doutorada em Literatura Comparada, considera essencial vencer as barreiras colocadas pelas nossas próprias inibições, tendo exemplificado com a sua própria experiência enquanto “jovem introvertida, que não sabia dizer uma piada numa festa” e que encontrou “refúgio na escrita”.
Estas duas sessões para professores-bibliotecários têm continuidade hoje, entre as 16h00 e as 19h00, no Diana-Bar e na Fundação Dr. Luís Rainha. O “Correntes em Rede”, realizado em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, prossegue amanhã e na sexta-feira, no mesmo horário, com as oficinas “Escrever e contar”, no Diana-Bar, “Escrita e o Corpo”, na Sala de Aquecimento do Cine-Teatro Garrett, e “Oficina mista: literatura, música”, nas instalações da Universidade Sénior. João Tordo, Isabel Bezelga e Ana Margarida de Carvalho estarão a cargo das três sessões, respetivamente.
A segunda edição da iniciativa finda na sexta-feira, às 19h00, com a realização da Sessão Plenária, que irá contar com as presenças de Luís Carmelo, Filomena Alves e do Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.
Não perca pitada do 21º Correntes d’Escritas. Acompanhe o grande evento no portal municipal e no facebook e não deixe de consultar o programa completo.